Rosto de Bolsonaro não aparece em projeção do Al-Hilal ao lado de Neymar

É falso que o rosto do ex-presidente Jair Bolsonaro aparece em uma projeção ao lado de Neymar, feita pelo clube saudita Al-Hilal. Na imagem original consta apenas a representação da face do jogador de futebol.

O que diz o post

A imagem compartilhada nas redes sociais mostra uma projeção com os rostos de Neymar e Bolsonaro, lado a lado, na apresentação do brasileiro no clube saudita, realizada no último dia 19.

"O Neymar é realmente o rei do mundo árabe. Além de desembarcar no país ostentando sua fé em Jesus, ainda teve o seu pedido atendido, colocando a imagem de Jair Bolsonaro ao seu lado no show de apresentação promovido pelo Al Hilal", diz o texto.

Por que é falso

As imagens compartilhadas nos perfis oficiais do Al-Hilal nas redes sociais desmentem a afirmação. As fotos originais mostram apenas o rosto de Neymar sendo projetado - a partir de drones - acima do Estádio Internacional Rei Fahd (aqui e aqui).

Um vídeo divulgado pelo clube e reproduzido pelo UOL também mostra apenas o rosto de Neymar na apresentação (aqui). A projeção pode ser vista em 1min25seg (veja abaixo).

Apesar da imagem ser falsa, é verdade que Neymar apoia o ex-presidente Jair Bolsonaro. Nas eleições do ano passado, o jogador chegou a participar de uma transmissão ao vivo com o então candidato à reeleição (aqui).

Continua após a publicidade

Viralização. Uma publicação no TikTok com a imagem falsa, compartilhada ontem (27), tem 86.3 mil visualizações, 6.057 curtidas e 366 comentários.

Este conteúdo também foi checado por Boatos.org.

Sugestões de checagens podem ser enviadas para o WhatsApp (11) 97684-6049 ou para o email uolconfere@uol.com.br.

5 dicas para você não cair em fake news

Siga UOL Notícias no
UOL Confere

O UOL Confere é uma iniciativa do UOL para combater e esclarecer as notícias falsas na internet. Se você desconfia de uma notícia ou mensagem que recebeu, envie para uolconfere@uol.com.br.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.