É falso que Lula deixará a Presidência após supostamente sofrer infarto
Lula não deixará a Presidência nem sofreu um infarto, como afirma um vídeo compartilhado no Facebook. A Secom (Secretaria de Comunicação) do governo desmentiu a afirmação.
O que diz o post
A postagem no Facebook tem o seguinte título: "LULA S0FREU INFARTO FULMINANTE- VAI DEIXAR A PRESIDÊNCIA- VERDADE VEM À TONA".
O homem que aparece no vídeo lê uma série de textos publicados na imprensa e faz afirmações sem fundamento relacionadas ao governo.
Por que é falso
A Secom da Presidência enviou nota ao UOL Confere em que desmente a afirmação. "O presidente Luiz Inácio Lula da Silva está saudável, não apresenta nenhum quadro de insuficiência cardíaca".
O comunicado também ressalta que Lula cumpre agenda hoje no Nordeste. "Cumpre agenda na tarde desta sexta-feira (1º), no Rio Grande do Norte, conforme é possível acompanhar nos canais oficiais da Presidência da República. Também nesta sexta, o chefe do Executivo participou da cerimônia comemorativa de 18 anos de criação do Programa Agroamigo e de 25 anos do Programa Crediamigo, em Fortaleza (CE)".
Presidente Lula participa da cerimônia comemorativa de 18 anos de criação do Programa Agroamigo https://t.co/j9H1Lf0LHb
-- Lula (@LulaOficial) September 1, 2023
Ao final do vídeo com o título falso, o próprio autor da mentira afirma que Lula não sofreu um infarto.
O UOL Confere já desmentiu a mesma afirmação sobre o suposto infarto em novembro do ano passado (aqui). Na ocasião, as publicações citavam uma suposta internação no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. Outras versões da mentira citavam um AVC e câncer.
Na época, o então ministro-chefe do GSI (Gabinete de Segurança Institucional), Augusto Heleno, reconheceu que a informação era falsa, mas disse que "infelizmente" Lula não havia sido internado.
Viralização. A publicação falsa no Facebook, feita ontem (31), registra 106 mil visualizações, 2,8 mil reações, 2,8 mil comentários e 230 compartilhamentos.
Sugestões de checagens podem ser enviadas para o WhatsApp (11) 97684-6049 ou para o email uolconfere@uol.com.br.
Fabíola Cidral conta como reconhecer logo de cara uma fake news
Deixe seu comentário