Prefeito de Garanhuns não derrubou estátua de Lula; monumento não existe

É falso que o prefeito de Garanhuns (PE), Sivaldo Albino (PSB), tenha mandado derrubar uma estátua em homenagem ao presidente Lula em sua cidade natal. A desinformação circula na internet desde 2015. O monumento não existe.

O que diz o post

Uma imagem que utiliza falsamente a logo da Revista Veja é compartilhada com o seguinte texto: "Prefeito de Garanhuns manda derrubar estátua de Lula. Temendo ser linchado, prefeito de Garanhuns PE declarou: "minha vida vale mais que a ostentação da figura desse filho da puta"

Por que é falso

Não há nenhum material com título similar publicado no site da Revista Veja (veja aqui).

Em uma busca no Google é possível identificar que a mesma peça de desinformação circula na internet desde 2015, quando foi desmentida pelo então prefeito de Garanhuns, Izaías Régis, segundo o portal Diário de Pernambuco (veja aqui).

Em 2021, a prefeitura de Garanhuns voltou a desmentir o boato nas redes sociais e reafirmou que a estátua não existe. "Esta fake news é antiga", afirma a publicação.

No Instagram, nesta segunda-feira (11), o prefeito de Garanhuns, Sivaldo Albino, compartilhou um post desmentindo a desinformação com o seguinte título: "Fake news sobre derrubada de estátua de Lula em Garanhuns volta a circular no país". A publicação reproduz a checagem do Estadão Verifica.

Post compartilhado pelo prefeito de Garanhuns reproduz checagem que desmente que estátua teria sido derrubada
Post compartilhado pelo prefeito de Garanhuns reproduz checagem que desmente que estátua teria sido derrubada Imagem: Reprodução Instagram

Este conteúdo também foi checado por Boatos.org e Estadão Verifica.

Continua após a publicidade

Sugestões de checagens podem ser enviadas para o WhatsApp (11) 97684-6049 ou para o email uolconfere@uol.com.br.

Siga UOL Notícias no
UOL Confere

O UOL Confere é uma iniciativa do UOL para combater e esclarecer as notícias falsas na internet. Se você desconfia de uma notícia ou mensagem que recebeu, envie para uolconfere@uol.com.br.

Deixe seu comentário

Só para assinantes