Post distorce vídeo para sugerir que Biden ignorou Lula em encontro nos EUA

Uma postagem distorce um vídeo para dar a entender que o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, tenha ignorado Lula e saído sem cumprimentá-lo devido a divergências políticas, como algumas postagens nas redes sociais alegam.

De acordo com a assessoria do governo brasileiro, a saída dos presidentes para lados opostos do palco já havia sido acordada antes do evento. Além disso, a cena que circula na internet foi manipulada de forma enganosa, como pode se observar na transmissão integral do lançamento.

O pedido de checagem foi enviado por um leitor do UOL Confere pelo WhatsApp (11) 97684-6049.

O que diz o post?

As publicações checadas compartilham um vídeo do evento de lançamento da "Parceria pelos Direitos dos Trabalhadores e Trabalhadoras" acompanhado das seguintes declarações: "Lula, após defender Cuba, Venezuela, Rússia e o Foro de São Paulo, é ignorado por Biden na ONU. Isso tem gerado indignação mundial, embora tenha sido aplaudido por comunistas e ditadores!" e "Humilhação: Lula é ignorado por Biden após seu pronunciamento. Deixe sua opinião!" Além disso, outra postagem afirma: "Biden ignora Lula e se retira sem cumprimentá-lo, causando constrangimento internacional."

No vídeo compartilhado, é possível ver o momento em que o Presidente Biden cumprimenta Gilbert F. Houngbo, Diretor-Geral da OIT, seguido por Lula, que também cumprimenta Houngbo e, em seguida, dá um passo em direção a Biden, que já está se afastando do palco.

Por que é distorcido?

Na transmissão integral do evento é possível ver que os dois chefes do Executivo saem do palco na mesma hora, diferentemente do que sugerem as gravações compartilhadas, que editam o vídeo para parecer que quando Lula dá um passo em direção a Biden para cumprimentá-lo ele já está de costas. Veja a cena não alterada abaixo.

Continua após a publicidade

Post mostra apenas parte do encontro entre Lula e Biden. A cena mostrada no post desinformativo aconteceu no final de dois encontros entre os presidentes, como mostra agenda oficial de Lula (aqui). Minutos antes, Lula e Biden já haviam se encontrado em Nova York - é possível ver os dois se cumprimentando no minuto 15:26 (aqui).

Assessoria de Lula desmente a alegação. Segundo a Ascom do presidente brasileiro "era o previsto pelo cerimonial cada um sair por um lado. O presidente Biden ontem lançou uma iniciativa conjunta com Lula e se pronunciou publicamente orgulhoso de fazê-lo junto com Lula. Lamentamos o uso de cortes de vídeo sem contexto para desinformação".

Cena é de evento em que Lula e Biden lançaram parceria por 'trabalho digno'. O presidente brasileiro e o presidente americano lançaram ontem (20), em Nova York, uma parceria que visa fortalecer direitos trabalhistas nos dois países e fizeram uma forte defesa sobre a importância do sindicato nas negociações de trabalho chamada "Parceria pelos Direitos dos Trabalhadores e Trabalhadoras" (aqui). A iniciativa já havia sido anunciada em agosto, após telefonema entre os dois.

Nos EUA, Biden é um dos políticos democratas mais próximos ao sindicalismo, origem política de Lula.

Sugestões de checagens também podem ser enviadas para o email uolconfere@uol.com.br.

5 dicas para você não cair em fake news

Siga UOL Notícias no
UOL Confere

O UOL Confere é uma iniciativa do UOL para combater e esclarecer as notícias falsas na internet. Se você desconfia de uma notícia ou mensagem que recebeu, envie para uolconfere@uol.com.br.

Deixe seu comentário

Só para assinantes