Lula não cortou salário de professores em Guaratinga (BA)

O presidente Lula (PT) não promoveu o corte no salário de professores da rede municipal de Guaratinga (BA), ao contrário do que sugerem publicações nas redes sociais. A prefeitura admitiu que fez os descontos.

O que dizem os posts

"Professores à Beira do Abismo: Cortes de Salário de Até 70% por Governadores de Esquerda' Faz o LL [referência a Lula]", diz a legenda de uma publicação no Facebook. O post traz um vídeo do protesto dos professores contra os cortes, que seriam de 50% a 70%.

"Agora não adianta chorar. Professor que fez o 'L' teve 50% de corte no salário", diz o homem no vídeo.

Outra publicação, no Instagram, mostra o mesmo vídeo do protesto e também relaciona o corte ao presidente Lula. "Engole o choro! E faz o 'L'", escreve o autor da postagem distorcida.

As duas publicações afirmam que Lula teve quase 70% dos votos em Guaratinha durante as eleições de 2022.

Por que é distorcido

É verdade que os professores da rede municipal de Guaratinga sofreram cortes no salário, mas esses descontos não foram promovidos pelo governo federal. A prefeitura divulgou um comunicado nas redes sociais, em 2 de agosto, confirmando a medida e responsabilizando a greve desses educadores pelos cortes (aqui).

No vídeo utilizado pelas duas publicações é possível ver a logo do site de notícias "Furo 31", de Guaratinga. Na própria gravação compartilhada pelos autores dos posts distorcidos e em uma matéria publicada no portal é dito que a prefeitura foi a responsável pelos cortes (aqui e aqui).

A prefeita de Guaratinga é Marlene Dantas, filiada ao União Brasil (antigo DEM). Nas eleições de 2022, ela seguiu a linha do partido na Bahia e não declarou apoio a algum candidato na disputa presidencial. Porém, no pleito estadual, a prefeita apoiou seu correligionário ACM Neto, contra o petista Jerônimo Rodrigues (aqui).

Continua após a publicidade

É verdade que Lula obteve quase 70% dos votos em Guaratinga. O petista recebeu 68,13% no segundo turno da disputa (aqui).

O UOL Confere entrou em contato com o sindicato dos professores em Guaratinga e com a prefeitura sobre a situação atual das reivindicações, mas não obteve resposta até a publicação desta checagem.

Viralização. A publicação no Facebook, feita no dia 27 de setembro, registra 56 mil visualizações, 2 mil compartilhamentos, 3 mil reações e 1 mil comentários. Já o post no Instagram, compartilhado no dia 25 de setembro, tem 1,1 milhão de visualizações, 59,9 mil curtidas e 6.755 mil comentários.

Este conteúdo também foi checado por Lupa.

Sugestões de checagens podem ser enviadas para o WhatsApp (11) 97684-6049 ou para o email uolconfere@uol.com.br.

5 dicas para você não cair em fake news

Continua após a publicidade