Reportagem mostra vitória de Javier Milei nas primárias, não na eleição

Uma reportagem compartilhada nas redes sociais não mostra a vitória do radical de direita Javier Gerardo Milei na eleição da Argentina, disputada no último domingo (22). Na verdade, a matéria mostra o resultado das eleições primárias, realizadas em 13 de agosto.

O que diz o post

Uma publicação no Facebook compartilha um trecho da reportagem do Jornal Hoje com o seguinte texto: "NO PAÍS DOS ABSURDOS. JAVIER MILEI EM DEZ PONTOS. JAVIER MILEI PRESIDENTE DA ARGENTINA. PARABÉNS POVO ARGENTINO Já TEMOS PRA ONDE FUGIR".

"ACONTECEU HOJE 22/10/2023", diz outro texto inserido no vídeo.

Por que é distorcido

Matéria foi veiculada em agosto. A reportagem do Jornal Hoje, da TV Globo, foi veiculada em 14 de agosto deste ano, dia seguinte às eleições primárias em que Javier Milei obteve o primeiro lugar (aqui). A matéria foi localizada após busca no Google por "Javier Milei", "eleição", "vitória", "Jornal Hoje". Portanto, a notícia não é sobre a eleição principal, realizada no último domingo (22).

Milei conquistou primeiro lugar. Com cerca de 90% das urnas apuradas, Milei atingiu 30,5% dos votos nas eleições primárias, com o principal bloco conservador de oposição atrás com 28% e a coalizão governista peronista em terceiro lugar com 27% (aqui).

Primárias funciona como 'ensaio'. O voto nas primárias é obrigatório para a maioria dos adultos e cada pessoa recebe um voto, tornando-se um ensaio geral para a eleição de 22 de outubro e dando uma indicação clara de quem é o favorito, segundo a Reuters.

Eleição será decidida no 2º turno. O governista Sergio Tomas Massa e o radical de direita Javier Gerardo Milei vão disputar o segundo turno das eleições na Argentina em 19 de novembro (aqui). Com 98,51% das urnas apuradas, Sergio Massa, peronista e atual ministro da Economia, tinha 36,68% dos votos. Javier Gerardo Milei, ultraliberal, estava com 29,98%.

Viralização. A publicação no Facebook, compartilhada no dia da eleição principal, registra 212 mil visualizações, 9,2 mil reações, 1,7 mil comentários e 1,7 mil compartilhamentos.

Continua após a publicidade

Este conteúdo também foi checado por Aos Fatos.

Sugestões de checagens podem ser enviadas para o WhatsApp (11) 97684-6049 ou para o email uolconfere@uol.com.br.

5 dicas para você não cair em fake news

Siga UOL Notícias no
UOL Confere

O UOL Confere é uma iniciativa do UOL para combater e esclarecer as notícias falsas na internet. Se você desconfia de uma notícia ou mensagem que recebeu, envie para uolconfere@uol.com.br.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.