É falso que velório de Marisa Letícia teve caixão fechado e ela está viva

É falso que o velório da ex-primeira-dama Marisa Letícia Lula da Silva, em 2017, foi realizado com o caixão fechado, porque ela estaria viva e teria fugido para a Itália. O vídeo enganoso também repete a fake news de que quem estaria morto seria o presidente Lula (PT).

A checagem foi sugerida ao UOL Confere pelo WhatsApp (11) 97684-6049.

O que diz o post

Trecho de um podcast compartilhado em plataformas como Instagram e WhatsApp diz que "ninguém viu" o corpo de Marisa Letícia pois o "caixão estava fechado", já que a ex-primeira-dama estaria "viva" e "fugiu para a Itália" a fim de evitar a prisão.

Na legenda, a seguinte mensagem: "Dona Marisa está viva? Revelações bombásticas!!!".

Em seguida, o apresentador do podcast fala o seguinte: "Dona Marisa está viva? Ninguém viu o corpo, foi caixão fechado. Ela tá na Itália. Já acharam ela até, né? Ela tava se escondendo. Ela foi pra Itália naquela época lá, né? Eles botaram ali um... Por isso que cremaram rapidamente, né? Botaram ali um boneco e tal e ela pegou o avião, saiu pelo Paraguai e foi para a Europa, com outra identidade, tudo já prontinho ali. Chegou lá, fez uma operação plástica, nariz e tal, né? E se escondeu, tava sendo vigiada lá pelo pessoal do Vaticano mesmo. Aí descobriram mesmo, aí ela pegou, fugiu e tal, mas ela tava na Itália até pouco tempo atrás tava na Itália. Porque ela ia em cana, né? Iam botar ela em cana, então ela disse assim 'o que que é melhor: eu vou pro xilindró ou fugir'. Então ela fugiu. Ela tá viva, quem não tá vivo é o marido dela".

Por que é falso

Caixão estava aberto, como mostrou transmissão ao vivo pelo Facebook de Lula (veja aqui) e registros feitos pela imprensa (aqui e aqui e abaixo). O velório de Marisa Letícia ocorreu em 4 de fevereiro de 2017, no Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo do Campo (SP). Nas imagens, é possível verificar o caixão aberto, com o corpo da ex-primeira-dama coberto apenas por um véu transparente.

03/02/2017 - Velório de dona Marisa Leticia, esposa do Presidente Lula, no sindicato dos Metalúrgicos do ABC. Na foto, a Presidenta Dilma e Eleonora Menicucci ao lado de Lula
03/02/2017 - Velório de dona Marisa Leticia, esposa do Presidente Lula, no sindicato dos Metalúrgicos do ABC. Na foto, a Presidenta Dilma e Eleonora Menicucci ao lado de Lula Imagem: Marlene Bergamo/Folhapress

"Evidentemente, o conteúdo é falso", afirmou a Secretaria de Comunicação da Presidência em nota ao UOL Confere.

Continua após a publicidade

Informações falsas de que Marisa Letícia não morreu e fugiu para a Europa circulam desde 2017. Na época, uma foto da ex-primeira-dama na Itália, em 2005, foi editada para dar a entender que ela havia sido fotografada na Itália no mesmo final de semana em que seu corpo foi velado (veja aqui). A foto original é de 2005 e foi feita na cerimônia de sepultamento do papa João Paulo 2º. Essa teoria da conspiração também foi desmentida pela revista Veja (aqui) e pela agência de checagem Boatos.org (aqui).

Marisa Letícia morreu em 3 de fevereiro de 2017 por complicações decorrentes de um AVC (acidente vascular cerebral) do tipo hemorrágico, depois de ficar dez dias internada na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) do Hospital Sírio-Libanês (aqui).

A afirmação de que Lula também morreu é falsa. A teoria da conspiração que afirma que o petista faleceu e foi substituído por um sósia circula nas redes sociais há alguns anos e já foi desmentida pelo UOL Confere em duas ocasiões (aqui) e (aqui).

O UOL Confere entrou em contato com os apresentadores do podcast, mas não houve retorno.

Viralização. A postagem consta, nesta sexta-feira (8), com 2.991.151 reproduções, 64.758 curtidas, 97,1 mil compartilhamentos e 7.300 comentários no Instagram. No YouTube são 1,8 mil visualizações, 165 curtidas e 13 comentários.

Este conteúdo também foi checado pelo Estadão Verifica (aqui).

Continua após a publicidade

Sugestões de checagens podem ser enviadas para o WhatsApp (11) 97684-6049 ou para o email uolconfere@uol.com.br.

Fabíola Cidral conta como reconhecer logo de cara uma fake news

Siga UOL Notícias no
UOL Confere

O UOL Confere é uma iniciativa do UOL para combater e esclarecer as notícias falsas na internet. Se você desconfia de uma notícia ou mensagem que recebeu, envie para uolconfere@uol.com.br.

Veja também

Deixe seu comentário

Só para assinantes