Presidente Lula não morreu em cirurgia; teoria conspiratória volta

É falso que o presidente Lula morreu durante a cirurgia de quadril no dia 29 de setembro no Hospital Sírio-Libanês, em Brasília. A teoria da conspiração que afirma que o petista faleceu e foi substituído por um sósia voltou a circular na rede após a cirurgia do presidente.

Ano passado, uma versão dessa teoria conspiratória foi explicada pelo UOL Confere (veja aqui) e pelo Projeto Comprova (leia aqui).

O que dizem os posts

A nova versão da teoria conspiratória de que Lula morreu e foi substituído afirma, sem fundamento, que o presidente teria morrido no dia 29 de setembro durante a cirurgia no quadril.

Como argumentos, a teoria cita que não houve registros de Lula nas redes sociais após a cirurgia; que o Código de Ética Médica afirma que médicos não podem revelar fato de que tenham conhecimento, e diz ainda que um dos médicos que participaram da cirurgia do presidente teria sido Marcos de Andrade Corsato, morto no Rio de Janeiro, supostamente como uma "queima de arquivo" para esconder a morte do presidente Lula.

Por que é falso

Não é verdade que não há registros de Lula nas redes após a cirurgia. Desde então, ele já participou de diversas agendas públicas e com autoridades (veja aqui). Um vídeo publicado nesta terça-feira (7) na conta oficial do presidente, por exemplo, mostra o encontro dele com Guilherme Gandra, menino de 9 anos torcedor do Vasco da Gama. Veja abaixo:

O médico Marcos de Andrade Corsato não participou da equipe que operou o presidente, segundo a assessoria de imprensa do Hospital Sírio-Libanês. Ele era diretor do IOT (Intituto de Ortopedia e Traumatologia) do Hospital das Clínicas, em São Paulo, e integrava o corpo clínico do Hospital Sírio-Libanês. Na verdade, Lula ficou sob os cuidados das equipes dos médicos Roberto Kalil Filho, Giancarlo Cavalli Polessello e Eliana Forno.

Marcos foi morto no dia 5 de outubro na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio, junto com os também médicos Diego Bomfim e Perseu Ribeiro Almeida (veja aqui). Segundo a Polícia Civil do Rio, eles foram mortos por engano porque um informante dos criminosos teria confundido Perseu Ribeiro Almeida com o miliciano Taillon Barbosa (leia aqui e aqui).

Continua após a publicidade

A cirurgia não teve intercorrências, de acordo com a equipe médica (veja aqui). Lula passou por dois procedimentos em 29 de setembro de 2023: uma artroplastia total de quadril à direita e uma blefaroplastia na região dos olhos. É possível encontrar os boletins médicos no site do Hospital Sírio-Libanês (veja aqui, aqui, aqui, e aqui). Ele teve alta no dia 1 de outubro (veja aqui).

O que diz a Presidência da República: Em resposta ao UOL Confere, a Secom (Secretaria de Comunicação) da Presidência disse que o presidente está saudável e cumpre agendas públicas diariamente. Leia a íntegra da nota abaixo:

Evidentemente a informação é FALSA. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva está vivo e não foi substituído por um sósia. O presidente está saudável e tem cumprido diariamente agenda oficial pública, como é possível confirmar nos canais oficiais da Presidência da República. Centenas de pessoas tem encontrado o presidente diariamente, inclusive da imprensa, que acompanha diariamente a rotina de trabalho no Palácio do Planalto. Secom - Presidência da República

Essa teoria conspiratória também foi desmentida por Aos Fatos.

5 dicas para você não cair em fake news

Siga UOL Notícias no
UOL Confere

O UOL Confere é uma iniciativa do UOL para combater e esclarecer as notícias falsas na internet. Se você desconfia de uma notícia ou mensagem que recebeu, envie para uolconfere@uol.com.br.

Deixe seu comentário

Só para assinantes