Itaú não está processando Luciano Hang após empresário indicar investimento

É falso que o Itaú esteja processando o dono da Havan, Luciano Hang, por recomendar um investimento ao vivo em um programa de TV.

A informação foi negada pelas assessorias de imprensa das lojas Havan e do Itaú.

O que diz o post

A postagem mostra Luciano Hang algemado e sendo conduzido por dois policiais. "A entrevista foi interrompida pelas autoridades, mas já era tarde porque Luciano Hang já havia falado tudo. Detalhes da entrevista escandalosa usando o botão 'saiba mais'", diz a legenda.

No link, uma chamada dizendo "Caos no Brasil" também é colocada. "Uma falha técnica expôs seus segredos íntimos durante entrevista ao vivo". Dentro da matéria, que possui um layout semelhante ao jornal Valor Econômico, é mostrado Luciano Hang em uma suposta entrevista à CBN, com o título: "Itaú Unibanco processa Luciano Hang pelo que disse ao vivo na TV".

No texto, é dito que Hang "revelou acidentalmente o seu segredo" no programa. "O escândalo ocorreu durante um programa ao vivo, quando Luciano Hang revelou acidentalmente o seu segredo no programa. Muitos telespectadores prestaram atenção às palavras 'acidentais' de Luciano Hang e começaram a enviar mensagens para a transmissão. Contudo, o programa foi interrompido por uma chamada do Itaú Unibanco, que exigiu a interrupção".

No final do site com o layout similar ao do Valor Econômico, o usuário é levado a clicar em outro link onde são coletadas informações pessoais.

Por que é falso

Foto de Hang sendo preso é montagem. Por meio da busca reversa, foi possível identificar pela farda dos policiais que os agentes são da Espanha (aqui), não do Brasil. Nos comentários da postagem da suposta prisão de Hang, internautas também ironizaram a montagem, dizendo que era de "principiante" e que a camisa azul da foto é da Puma, não da Havan. Veja:

Foto mostra a montagem com Luciano Hang à esquerda e uma outra foto da polícia espanhola à direita
Foto mostra a montagem com Luciano Hang à esquerda e uma outra foto da polícia espanhola à direita Imagem: Reprodução e Madrid Emergency Vehicles/Flickr
Continua após a publicidade

Entrevista não foi feita na CBN, mas em podcast. O estúdio da CBN possui paredes brancas e vidros transparentes (aqui), ao contrário do estúdio azul em que Hang aparece. O cenário em que Hang aparece é do programa "Irmãos Dias Podcast", no dia 22 de agosto de 2022, em que ele falou sobre as eleições presidenciais, criticou Lula e elogiou o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Veja:

Itaú nega que tenha processado Luciano Hang, em nota enviada ao UOL Confere. "O Itaú Unibanco esclarece que se trata de informação totalmente falsa e reitera seu repúdio à disseminação de fake news".

Luciano Hang também nega e destaca que a desinformação é "bem velha", segundo nota da assessoria de imprensa das lojas Havan ao UOL Confere. "Mais do que prejudicar imagem do Luciano, envolve muito mais pessoas, envolve o nome de portais e acaba lesando as pessoas da sociedade".

Viralização. Uma publicação com a mentira no Facebook, compartilhada no último dia 3, registra mais de 2,8 mil curtidas, 2,3 mil comentários e 73 compartilhamentos.

Sugestões de checagens podem ser enviadas para o WhatsApp (11) 97684-6049 ou para o email uolconfere@uol.com.br.

Continua após a publicidade

Fabíola Cidral conta como reconhecer logo de cara uma fake news

Siga UOL Notícias no
UOL Confere

O UOL Confere é uma iniciativa do UOL para combater e esclarecer as notícias falsas na internet. Se você desconfia de uma notícia ou mensagem que recebeu, envie para uolconfere@uol.com.br.

Veja também

Deixe seu comentário

Só para assinantes