Preços do gás e do arroz não subiram por governo Lula, como induz post

O aumento nos valores do gás e do arroz não estão relacionados à gestão do governo Lula, como sugere vídeo que circula nas redes sociais.

O preço do gás de cozinha subiu na maior parte dos estados por mudanças no ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços), aprovadas em 2022. Já o aumento no valor do arroz ocorre por problemas climáticos e restrições de exportações do produto na Índia.

O que diz o post

Por que é distorcido

Continua após a publicidade

Aumento no preço do arroz está ligado principalmente a questões climáticas, como mostra trecho da reportagem original, que não foi utilizado no post desinformativo (veja aqui). A elevação no valor do grão também está relacionada a restrições de exportações pela Índia - um dos maiores produtores de arroz do mundo (aqui). O preço mundial do alimento alcançou em agosto de 2023 o maior nível em 15 anos, com um avanço de 9,8% em um mês.

Reportagens foram ao ar com cinco meses de diferença. A primeira reportagem usada no post desinformativo é do SBT News e foi ao ar em 1º de maio de 2023 (aqui). Já a segunda matéria é da Record News e foi exibida em 17 de outubro de 2023 (aqui).

O conteúdo também foi checado pelo Estadão Verifica (aqui).

Sugestões de checagens podem ser enviadas para o WhatsApp (11) 97684-6049 ou para o email uolconfere@uol.com.br.

UOL Confere

O UOL Confere é uma iniciativa do UOL para combater e esclarecer as notícias falsas na internet. Se você desconfia de uma notícia ou mensagem que recebeu, envie para uolconfere@uol.com.br.

Deixe seu comentário

Só para assinantes