É falso que Financial Times disse que Mourão foi informante da CIA

É falso que o jornal britânico Financial Times declarou que o ex-vice presidente e atual senador, Hamilton Mourão, tenha sido um informante da CIA, a agência de inteligência dos Estados Unidos, para interferir nas eleições de 2022. A informação falsa foi compartilhada em posts no Facebook e X (antigo Twitter).

A afirmação inverídica sobre Mourão se baseia em um vídeo de 2023, que, por sua vez, descreve reportagem publicada pelo jornal Financial Times. Mas, ao contrário do que disseram os textos nos posts desinformativos, nem o vídeo nem a reportagem afirmaram que Mourão trabalhou para a CIA.

O que diz o post

O post apresenta os seguintes dizeres: "A intervenção da CIA e Biden [Joe Biden, atual presidente dos EUA] nas eleições brasileiras" e "Financial Times afirma que o Mourão era o informante da CIA".

Junto ao texto, a postagem traz uma captura de tela de um vídeo ou trecho do mesmo vídeo com a seguinte legenda: "Influência dos EUA para que eleições não fossem questionadas"

Por que é falso

Financial Times não disse que Mourão foi informante da CIA. A reportagem que baseou o post desinformativo tem o título "The discreet US campaign to defend Brazil's election" (A discreta campanha dos EUA em defesa da eleição brasileira, em inglês). O artigo cita os bastidores de um suposto encontro entre Mourão e Tom Shannon, ex-embaixador dos EUA no Brasil. A reportagem diz: "Shannon lembra de uma visita de Mourão a Nova York para um almoço privado com investidores em julho passado [2022], enquanto as tensões estavam altas. Depois de rebater perguntas sobre os riscos de um golpe, repetindo que estava confiante de que as Forças Armadas do Brasil estavam comprometidas com a democracia, Mourão entrou em um elevador para sair e o ex-embaixador se juntou a ele. 'Quando a porta estava se fechando, eu disse a ele: 'Você sabe que sua visita aqui é muito importante. Você ouviu de pessoas ao redor da mesa sobre suas preocupações. E eu compartilho dessas preocupações e, francamente, estou muito preocupado'. Mourão virou-se para mim e disse: 'Estou muito preocupado também'. O porta-voz de Mourão não quis comentar" (aqui, em inglês). Ou seja, em momento algum o texto do Financial Times afirma ou sugere que Mourão tenha se tornado um informante da CIA.

Vídeo relata reportagem do Financial Times e também não cita relação entre Mourão e a CIA. A captura de tela que acompanha o post desinformativo foi tirada de um vídeo do Epoch Media Group, grupo de mídia de extrema direita nascido nos EUA ligado ao movimento religioso conservador chinês Falun Gong. O vídeo, de cerca de 12 minutos e postado em junho de 2023, comenta a reportagem do Financial Times (aqui). Nele, a apresentadora diz: "Outro episódio ocorreu quando, em julho do ano passado, o então vice-presidente Mourão visitou Nova York. Ele repetiu várias vezes que estava confiante no compromisso das Forças Armadas Brasileiras com a democracia quando perguntado sobre o risco de um golpe. Mas quando estava sozinho no elevador com Tom Shannon, os dois disseram estar muito preocupados. Mourão não respondeu a pedido de comentários do Financial Times." Mais uma vez, nada é citado sobre Mourão ser um suposto informante da CIA .

Mourão nega que houve conversa dita na reportagem. Em postagem no X em 21 de junho de 2023, mesmo dia da publicação da reportagem do Financial Times, Mourão disse: "Sobre a matéria que relata a suposta atuação do governo Biden no processo eleitoral brasileiro, publicada hoje pelo Financial Times, esclareço que nunca se estabeleceu o citado diálogo entre eu e o senhor Tom Shannon. Não houve nenhuma conversa privada com o ex-embaixador após o encontro com investidores, em Nova York" (aqui).

Continua após a publicidade

Viralização. Até esta segunda-feira (29), uma das postagens com a informação falsa no X tinha mais de 3.000 compartilhamentos.

Este conteúdo também foi checado por Estadão Verifica (aqui) e Aos Fatos (aqui).

Sugestões de checagens podem ser enviadas para o WhatsApp (11) 97684-6049 ou para o email uolconfere@uol.com.br.

Fabíola Cidral conta como reconhecer logo de cara uma fake news

Siga UOL Notícias no
UOL Confere

O UOL Confere é uma iniciativa do UOL para combater e esclarecer as notícias falsas na internet. Se você desconfia de uma notícia ou mensagem que recebeu, envie para uolconfere@uol.com.br.

Deixe seu comentário

Só para assinantes