Nunes distorce foto de Boulos e erra ao dizer que B.O. de esposa não existe
Ricardo Nunes, pré-candidato à prefeitura de São Paulo pelo MDB, distorceu uma foto de Guilherme Boulos ao afirmar que ele estaria depredando o Ministério da Fazenda, em 2015, o que não é verdade. Nunes também errou ao afirmar que não existe boletim de ocorrência da sua esposa contra ele, em um caso ocorrido em 2020.
Nunes participou da sabatina UOL/Folha nesta segunda-feira (15). Leia a seguir a checagem feita pelo UOL Confere:
Coloca no Google 'Boulos invade Ministério' e (aparece) ele em cima depredando, invadindo. Ricardo Nunes
Distorcido. É verdade que o pré-candidato Guilherme Boulos aparece em uma imagem publicada na Folha de S. Paulo sobre a ocupação à sede do Ministério da Fazenda em São Paulo em 2015 (veja aqui). Na foto, ele está em cima de um balcão durante protesto do MTST (Movimento dos Trabalhadores Sem Teto) contra o ajuste fiscal do governo Dilma Rousseff.
Não há registro, no entanto, de que os manifestantes, incluindo Guilherme Boulos, tenham depredado a sede do Ministério da Fazenda de propósito. Segundo matérias que registraram a manifestação, duas vidraças foram quebradas porque recepcionistas do prédio se assustaram com a entrada dos manifestantes e seguranças tentaram fechar a porta de vidro que dava acesso ao saguão (veja aqui e aqui). As matérias indicaram, porém, que o protesto foi pacífico, e houve negociação com a Polícia Militar sobre a permanência dos manifestantes apenas no saguão do prédio.
A Regina (esposa de Nunes) contratou um advogado, que entrou com uma petição que queria esse boletim de ocorrência (de agressão verbal) assinado. Veio a resposta da delegacia que não existe esse boletim de ocorrência. (...) É óbvio que é forjado [o B.O.]. Ricardo Nunes
Falso. O boletim de ocorrência existe e foi registrado em 18 de fevereiro de 2011, na 6º DDM (Delegacia de Defesa da Mulher) de Santo Amaro. "Inconformado com a separação, não lhe dá paz, vem efetuando ligações proferindo ameaças, envia mensagens ameaçadoras todos os dias e vai em sua casa onde faz escândalos e a ofende com palavrões", diz trecho do BO (veja aqui e abaixo). No documento, Regina Carnovale —mulher do prefeito- diz que "está com medo dele". Durante a sabatina, a jornalista Carolina Linhares leu trecho de uma nota escrita de próprio punho enviada pela esposa do prefeito ao jornal em 2020 (veja aqui): "Sobre o boletim, eu estava num momento difícil, muito sensível e acabei dizendo coisas que não são reais."
"Tem 3 milhões e 200 mil de crianças no Brasil que não tem vaga de creche". Ricardo Nunes
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.