Topo

"Não vou entrar em jogo de empurra-empurra", diz prefeito de Santa Maria (RS)

Thiago Varella

Do UOL, em Santa Maria (RS)

30/01/2013 13h42

Um dia depois de uma tumultuada entrevista coletiva na sede da Prefeitura de Santa Maria, o prefeito Cezar Schirmer afirmou nesta quarta-feira (30) que não vai entrar "em jogo de empurra-empurra com o Corpo de Bombeiros".

"Tudo o que eu quero é uma investigação séria. Não é meu papel dizer que o culpado é esse ou aquele", afirmou, em frente ao Hospital de Caridade.

Na terça-feira, o prefeito deu aos jornalistas uma série de documentos que incluía o alvará dos Bombeiros que estava vencido. O secretário de governo, Giovani Mânica, chegou a dizer que a Prefeitura não tinha responsabilidade nenhuma no caso. "Eu não gostaria, antes da conclusão do inquérito, de dizer que a culpa é de determinada instituição. Só digo que a competência é do Corpo de Bombeiros", afirmou na ocasião.

Hoje, o prefeito tentou desfazer o mal-entendido com os Bombeiros. "Eu tenho o maior respeito pelos Bombeiros. Essa instituição é um patrimônio de nosso Estado", disse. Schirmer afirmou também que em seu governo criou um fundo de auxílio aos bombeiros.

Segundo o prefeito, quando recebe uma denúncia, a Prefeitura age rapidamente para investigar irregularidades. Ele citou o caso de uma boate recentemente fechada pelos agentes. "Nós fechamos a boate do DCE após uma denúncia do Ministério Público sobre falta de acessibilidade e excesso de barulho. No caso da Kiss, não houve denúncia e apenas fizemos a vistoria anual, como manda a lei, sem encontrar problemas", explicou.

O prefeito disse não ter como fiscalizar as casas noturnas a todo momento. "A lei diz para não matar, mas homicídios acontecem. Não dá para colocar um policial ao lado de cada um para evitar isso", comparou.

Schirmer também disse que não tem medo de ser investigado. "Eu não temo nada. Todos os documentos, em relação à Prefeitura, estavam em dia", falou.