Topo

Esse conteúdo é antigo

Crusoé: Sócia de ex-assessor de Marco Aurélio pediu soltura de André do Rap

O ministro Marco Aurélio Mello, do STF, determinou a soltura de André do Rap -
O ministro Marco Aurélio Mello, do STF, determinou a soltura de André do Rap

Do UOL, em São Paulo

11/10/2020 21h34

O pedido de soltura de André Oliveira Macedo, 43, o André do Rap, acusado de ser um dos chefes do PCC (Primeiro Comando da Capital), foi assinado pelo escritório de advocacia de um dos ex-assessores do ministro Marco Aurélio Mello, do Supremo Tribunal Federal (STF). A informação é da revista Crusoé.

Marco Aurélio concedeu, na madrugada de ontem, dois pedidos de habeas corpus a André do Rap. A decisão do ministro foi derrubada à noite pelo presidente da Corte, Luiz Fux.

Segundo a revista, um dos pedidos pela liberação de André é assinado por Ana Luísa Gonçalves Rocha, sócia de Eduardo Ubaldo Barbosa no Ubaldo Barbosa Advogados, escritório localizado na Asa Norte, em Brasília.

Barbosa era assessor no gabinete do ministro Marco Aurélio até 17 de fevereiro deste ano, quando postou em redes sociais uma mensagem de despedida e agradecimento. Ao fim do ano passado, publicou uma foto no gabinete que contava com a presença do próprio ministro.

Procurado pela revista, Marco Aurélio declarou que não tinha conhecimento de quem era a sócia de Barbosa e que a relação não altera na decisão.

"Ele (Barbosa) foi meu assessor pessoal e foi advogar", disse. "A mim não altera em nada. Em nada, e absolutamente nada. Nós tivemos no passado uma relação funcional apenas", acrescentou.

O caso

Segundo a liminar de Marco Aurélio, André do Rap estava preso sem uma sentença condenatória definitiva, excedendo o limite de tempo previsto na legislação brasileira.

Fux, ao suspender a decisão, atendeu pedido da PGR (Procuradoria-Geral da República), que argumentou que a liminar violava a ordem pública. Em despacho, o presidente do STF disse que André era um preso de "altíssima periculosidade, com dupla condenação em segundo grau por tráfico transnacional de drogas, investigado por participação de alto nível hierárquico em organização criminosa (Primeiro Comando da Capital - PCC) e com histórico de foragido por mais de 5 anos".

André deixou a penitenciária de Presidente Venceslau, no interior paulista, na manhã de ontem, mas já é considerado foragido por não ter sido encontrado em nenhum endereço declarado à Justiça ou se apresentado após a decisão de Fux.

O colunista do UOL, Josmar Jozino, apurou que André fugiu para fora do país ontem à noite. Ele prometeu às autoridades ir para casa, no Guarujá, litoral de São Paulo, após deixar o presídio. No entanto, investigadores afirmaram que ele seguiu de carro para Maringá, no Paraná — a suspeita é que ele tenha embarcado em um avião particular até o Paraguai.