Topo

Esse conteúdo é antigo

Homem morre esmagado e 5 se ferem em atração de parque de diversões em Itu

Do UOL, em São Paulo

29/10/2021 09h33Atualizada em 01/11/2021 11h25

Um homem morreu e outras cinco pessoas ficaram feridas em um acidente que ocorreu ontem, por volta das 23h, em um parque no bairro Cidade Nova II, em Itu, interior de São Paulo. William Ribeiro, de 29 anos, foi prensado contra o chão quando estava em uma atração chamada "Superman".

Segundo a SSP-SP (Secretaria de Segurança Pública de São Paulo), foi relatado que a grade de segurança do brinquedo foi aberta em funcionamento. O operador interrompeu a atividade e, neste momento, William caiu e acabou sendo esmagado pela estrutura do brinquedo. Ele foi socorrido, mas não resistiu.

O responsável pelo aparelho alegou à TV Tem que o rapaz ficou em pé no brinquedo, o que teria causado o acidente (leia mais abaixo).

william - Reprodução/Facebook - Reprodução/Facebook
William Ribeiro de Oliveira, de 29 anos, enviou foto antes da morte para os amigos
Imagem: Reprodução/Facebook

Um operador de empilhadeira, de 24 anos, e um ajudante geral, de 33, ambos funcionários do local, serão investigados.

O caso foi registrado como homicídio e lesão corporal pelo plantão da delegacia da cidade, que solicitou perícia ao IML (Instituto Médico Legal) e ao IC (Instituto de Criminalística).

Os feridos foram socorridos e levados para diferentes unidades de Saúde do município.

Responsável alega que homem ficou em pé no brinquedo

O responsável pelo parque, que viaja por diversas cidades, alegou que o homem morto no acidente ficou de pé no brinquedo e que a atração não tinha problemas de funcionamento, em entrevista à TV Tem.

"O erro não foi do brinquedo. O pessoal deu uma olhada no equipamento e viu que está tudo ok. Infelizmente, o rapaz foi andar de forma incorreta, querer ficar em pé, não sei se foi para tirar selfie, eu não sei dizer exatamente, mas ele foi orientado a sentar. Ele sentou e, depois, quando o equipamento rodou novamente, ele ficou em pé, caiu no chão. Aí o equipamento freou rapidamente, mas não foi o suficiente para poder parar e 'catou' ele", disse ele, que não foi identificado pela emissora.

Ele também afirmou que dará suporte à família. "Infelizmente, foi uma fatalidade. Nós, com tantos anos de parque, nunca tivemos nada nesse caso, foi o primeiro agora. É triste, é lamentável, porque a gente trabalha tanto, a gente luta tanto para poder trazer felicidade e divertimento para a população de várias cidades e com segurança, tudo como manda a lei", completou.

Gabriel Ribeiro, de 21 anos, irmão de William, estava no local no momento do incidente. Ele afirmou que tentou socorrer o irmão após saber que ele tinha caído.

"Estava em uma ponta e ele na outra. De repente deu duas voltas e vi um povo gritando que caiu do brinquedo. Não imaginava que era meu irmão, meu amigo falou que era. Sei lá quem abriu a grade. Na hora que desceu o brinquedo, a gente foi tentando salvar, porque ele já tinha caído na engrenagem", afirmou Gabriel, à TV Tem.

"Pulei e puxei para fora da engrenagem. Nessa que fomos tentar tirar, puxei. Eu fiquei e o brinquedo deu mais uma volta. O cara não desligou o brinquedo", disse Gabriel.

Parque ganhou alvará ontem, diz prefeitura

A Prefeitura de Itu afirma que o parque tinha alvará para funcionamento desde ontem, quando houve sua abertura - no entanto, testemunhas dizem que o local funcionava há mais dias.

O estabelecimento foi fechado e será desmontado ainda hoje, segundo nota enviada pela prefeitura.

O UOL tenta localizar o responsável pelo estabelecimento.

Em junho, uma criança de 6 anos sofreu ferimentos graves em uma atração do Beto Carrero, em Santa Catarina. Enzo Vaz Ferreira Pontes tentou subir na estátua de um gorila para tirar foto, se desequilibrou e caiu. Na queda, ele bateu a cabeça e o ombro no chão. Ele foi internado, passou por cirurgia e recebeu alta em julho.