Topo

Esse conteúdo é antigo

Enxurrada leva botijões de gás em Itabuna (BA); veja vídeo

Do UOL, em São Paulo

26/12/2021 10h45Atualizada em 26/12/2021 17h01

Um vídeo que circula nas redes sociais mostra botijões de gás sendo arrastados por uma enxurrada em Itabuna, no sul da Bahia. A cidade é uma das castigadas por fortes chuvas que vêm atingindo o estado.

Em nota publicada no sábado (25), a prefeitura de Itabuna afirma que o volume dos rios vem subindo após chuvas que já duram 45 dias. Às 18h do dia de Natal, o balanço era de que 375 casas foram invadidas por enchentes.

Mais municípios atingidos

Neste domingo (26), o governador da Bahia, Rui Costa (PT), afirmou que o estado passa por uma "tragédia muito singular". "Não conheço na história da Bahia um desastre dessa proporção", disse.

O último balanço aponta para 58 municípios afetados. 72 cidades estão em estado de emergência, e 18 pessoas morreram por causa das chuvas.

"Embora a chuva tenha dado uma trégua, a água continua subindo muito naquelas cidades que estão abaixo de barragens, abaixo de rios", disse.

Segundo o governador, estão sendo realizadas operações de resgate com botes e helicópteros. O objetivo é tirar as pessoas de pontos ilhados e áreas de risco.

O balanço divulgado pela Superintendência de Proteção e Defesa Civil do Estado (Sudec) na tarde de ontem contabilizava 4.185 desabrigados e 11.260 desalojados. No total, segundo o órgão, 378.286 pessoas foram atingidas pelas chuvas; 286 ficaram feridas.

Peixes em aeroporto

Em Ilhéus, que fica a 30 quilômetros de Itabuna, peixes foram vistos na pista do aeroporto depois que o rio Cachoeira, que corta a cidade, transbordou.

A concessionária que administra o aeroporto da cidade informou que a alta no nível do rio fez com que os peixes buscassem abrigo no sistema de drenagem do local.

Calamidade após ciclone

Na metade de dezembro, o governo da Bahia decretou estado de calamidade em 24 municípios após a formação de um ciclone extratropical. Imagens aéreas mostraram municípios como Jucuruçu, Nova Alegria e Itamaraju completamente inundados.