Topo

Esse conteúdo é antigo

Turistas ficam 'ilhados' na Cachoeira da Torre por 5 dias após chuvas em SP

Do UOL, em São Paulo

11/01/2022 12h26Atualizada em 11/01/2022 12h51

Dois homens, de 56 e 35 anos, ficaram ilhados durante cinco dias em uma área de difícil acesso próximo à Cachoeira da Torre, na Serra do Mar, em São Bernardo do Campo, Região Metropolitana de São Paulo. Os turistas estavam fazendo uma trilha e foram surpreendidos por uma forte chuva que impediu o retorno de ambos para a cidade. O resgate ocorreu no domingo (9).

Segundo a Prefeitura de São Bernardo do Campo, equipes da GCM (Guarda Civil Municipal) e do Corpo de Bombeiros foram acionados por ciclistas que anunciaram o desaparecimento dos dois turistas. Eles haviam chegado no local na quarta-feira passada (5) e pretendiam acampar na região por uma noite. Eles estavam em área de mata fechada próxima à Estrada Mogi das Cruzes.

O resgate chegou no domingo, por volta das 12h. Ainda de acordo com as autoridades, os turistas estavam bastante debilitados devido à exposição à chuva e às baixas temperaturas registradas no local. No entanto, nenhum deles apresentava ferimentos.

Após o resgate e os primeiros socorros, os dois homens foram conduzidas pelas equipes da Guarda Civil Municipal até o Terminal Metropolitano de São Bernardo, onde puderam retornar às suas residências em segurança.

Trilhas no verão

Nesta semana, o Corpo de Bombeiros também precisou resgatar 32 turistas no Pico dos Marins, em Piquete (SP), após o grupo ficar ilhado devido às fortes chuvas. Eles acampavam próximo ao cume da montanha e tiveram as barracas e equipamentos arrastados.

A SSP afirmou que não houve feridos e os viajantes foram encaminhados para suas cidades de origem.

O Pico dos Marins é o 26º mais alto do Brasil, localizado a mais de 2 mil metros acima do nível do mar. O grande paredão rochoso é um dos principais para quem pratica trekking no país.

Segundo a Defesa Civil de São Paulo, o verão é a estação mais chuvosa do ano e as principais ocorrências registradas pelo órgão em decorrência do fenômeno são consequências de deslizamentos de solos, inundações, enxurradas e tempestades com raios ou vendavais.