Topo

Esse conteúdo é antigo

Enxurradas, resgates e deslizamentos: vídeos mostram caos em Petrópolis

Do UOL, em São Paulo

16/02/2022 14h59Atualizada em 17/02/2022 11h25

Vídeos feitos por testemunhas documentaram momentos marcantes da tragédia em Petrópolis (RJ), como o deslizamento de uma encosta no Morro da Oficina, uma das áreas mais afetadas pelo temporal na cidade, e os arrastões e resgates que se seguiram às fortes chuvas, que renderam em apenas três horas toda a água esperada para fevereiro.

O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL) lamentou as "cenas de guerra" na cidade na Região Serrana, onde mais de cem pessoas morreram em razão das inundações e deslizamentos na noite de terça-feira (15). Gravações registraram a enxurrada que tomou as ruas de diversos bairros, incluindo o centro histórico, arrastando carros e árvores e destruindo comércios.

Imagens aéreas em morros afetados pelos deslizamentos na cidade mostraram que regiões antes repletas de casas ficaram totalmente encobertas pela lama. Os escombros do que antes eram as residências são irreconhecíveis e a água continua escorrendo pela encosta.

Entrevistado pelo UOL News, o geólogo Pedro Luis Cortês alertou que mesmo chuvas brandas podem causar novos deslizamentos na região.

Confira a playlist com vídeos sobre a tragédia causada pelo temporal em Petrópolis:

Outra cena marcante ficou por conta dos familiares de desaparecidos após o temporal. O número de pessoas ainda não encontradas não foi confirmado pela Defesa Civil, mas parentes de vítimas decidiram entrar na lama para ajudar na operação de resgate, usando enxadas e outras ferramentas para tentar explorar os escombros.

Em meio à tristeza, cenas como o resgate de um cachorro e de uma idosa trouxeram lampejos de alívio. Militares que trabalham no Morro da Serra resgataram a mulher, que morava com outras quatro pessoas, já na manhã de hoje. Pouco depois, seu bicho de estimação também foi retirado dos escombros.