Topo

Esse conteúdo é antigo

'Grande preocupação', diz nota do governo sobre desaparecidos na Amazônia

Jornalista Dom Phillips e indigenista Bruno Araújo - Divulgação
Jornalista Dom Phillips e indigenista Bruno Araújo Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

07/06/2022 10h42Atualizada em 07/06/2022 10h42

O Governo Federal se pronunciou nesta manhã a respeito do desaparecimento do indigenista Bruno Pereira e do jornalista britânico Dom Phillips na Amazônia. Em nota, o Ministério das Relações Exteriores informou que tomou conhecimento da situação "com grande preocupação" e que a Polícia Federal e a Marinha do Brasil estão "tomando todas as providências para localizá-los o mais rápido possível".

"O Governo brasileiro seguirá acompanhando as buscas com o zelo que o caso demanda e envidando os esforços necessários para encontrar prontamente o profissional da imprensa britânica e o servidor da Fundação Nacional do Índio. Na hipótese de o desaparecimento ter sido causado por atividade criminosa, todas as providências serão tomadas para levar os perpetradores à Justiça. Os familiares e colegas de trabalho dos desaparecidos serão mantidos a par do progresso das buscas", diz o comunicado.

O jornalista britânico Dom Phillips e o indigenista Bruno Pereira estão desaparecidos desde domingo na região do Vale do Javari, na Amazônia.

O sumiço da dupla foi divulgado ontem em uma nota assinada pela principal associação indígena do Vale do Javari (Unijava) e pelo Observatório dos Direitos Humanos dos Povos Indígenas Isolados e de Recente Contato (OPI).

Os dois desapareceram após fazerem uma pausa numa comunidade ribeirinha, quando estavam fora da terra indígena e voltavam para a cidade de Atalaia do Norte, a principal da região, no oeste do Amazonas.

A PF (Polícia Federal) prendeu dois suspeitos de estarem envolvidos no caso. Segundo informações do jornal O Globo, a prisão de ambos teria ocorrido no início da noite desta segunda-feira (6). Eles foram encaminhados para a cidade de Atalaia do Norte (AM) para depor à Polícia Civil.

A Unijava e o OPI dizem que a equipe recebeu "ameaças em campo" durante a visita. Em carta reproduzida pelo jornal O Globo, pescadores prometeram "acertar contas" com o indigenista.

A situação movimentou a imprensa internacional, que pede por mais buscas. A família do jornalista diz "temer pela segurança" da dupla.

Veja o comunicado do Governo Federal na íntegra:

Governo brasileiro tomou conhecimento, com grande preocupação, da notícia de que o jornalista britânico Dom Phillips e o indigenista Bruno Pereira estão desaparecidos na região do Vale do Javari, na Amazônia.

Mobilizado desde logo, o Departamento de Polícia Federal (PF) está atuando naquela região e tomando todas as providências para localizá-los o mais rápido possível. A PF fez repetidas incursões e tem contado com o apoio da Marinha do Brasil, que se somou aos esforços nos trabalhos de buscas de ambos os cidadãos.

O Governo brasileiro seguirá acompanhando as buscas com o zelo que o caso demanda e envidando os esforços necessários para encontrar prontamente o profissional da imprensa britânica e o servidor da Fundação Nacional do Índio.

Na hipótese de o desaparecimento ter sido causado por atividade criminosa, todas as providências serão tomadas para levar os perpetradores à Justiça.

Os familiares e colegas de trabalho dos desaparecidos serão mantidos a par do progresso das buscas.