Topo

Dá para acessar o metrô de São Paulo com celular e sem bilhete? Saiba como

TOP foi implementado em dezembro de 2020 e procura facilitar o acesso ao transporte - Mariana Pekin/UOL
TOP foi implementado em dezembro de 2020 e procura facilitar o acesso ao transporte Imagem: Mariana Pekin/UOL

Do UOL, em São Paulo

05/03/2023 04h00

Você sabia que pode utilizar apenas o celular para embarcar nos trens do Metrô e da CPTM de São Paulo? O TOP — aplicativo que também funciona como cartão — é uma ferramenta implementada em dezembro de 2020 e procura facilitar o acesso ao transporte.

Como funciona?

  • Primeiro, é necessário baixar o aplicativo TOP, disponível na App Store e no Google Play.
  • Após fazer o cadastro, é só comprar um bilhete digital e o app vai disponibilizar um QR Code.
  • Ao passar pela catraca, coloque o QR Code no leitor.
  • Cada Bilhete Digital custa R$ 4,40 e dá direito a uma passagem -- sem integração com ônibus
  • Segundo o governo do estado de São Paulo, a medida teve como intuito aumentar a segurança, diminuir custos e facilitar o acesso nas estações.

O bilhete físico, além de ter a possibilidade de fraudes, ele tem um manuseio complicado. Ele é importado, é como um papel-moeda. É como se estivéssemos movimentando dinheiro, o que exige bilheterias blindadas e um forte esquema de segurança. Alexandre Baldy, então secretário dos Transportes Metropolitanos do governo do estado de São Paulo, em entrevista exclusiva ao UOL Carros em 2021

Além do App, compra do Bilhete Digital também pode ser feita em totens. É possível adquirir um papel com o QR Code em máquinas de autoatendimento ou bilheterias da Via Mobilidade, Metrô e CPTM.

Passageiro também pode adquirir pela Carteira Google. Anunciado hoje, o recurso oferece um novo canal de compra dos bilhetes QR Code, emitidos pelo TOP, sem que o passageiro precise enfrentar filas nos guichês. O usuário poderá comprar até 10 bilhetes unitários pelo aplicativo de uma única vez.