Influencer e filha de prefeito: quem era jovem que morreu após transplante?

A jovem Maria Sofia Valim, que morreu após passar por um transplante de fígado, era influenciadora digital. A filha mais velha do prefeito de Caucaia (CE), Vitor Valim, tinha 19 anos.

Rotina, viagens e família

Nas redes sociais, Sofia costumava compartilhar a rotina e viagens com os mais de 91 mil seguidores. Entre os lugares visitados pela jovem, estavam a cidade de Miami, no estado norte-americano da Flórida; Florença, Milão e Veneza, na Itália; México; Mônaco; Lisboa, em Portugal; Fernando de Noronha e Rio de Janeiro.

Nas plataformas, Sofia também compartilhava a rotina de treinos na academia, cuidados com a pele e looks. A jovem, que sempre mostrava as roupas que usava, tinha itens de marcas de luxo na lista de desejos e chegou a brincar que o "trabalho dos sonhos" seria receber presentes da Dior e Prada.

Ela fazia graduação em direito e, em um vídeo de 2022, chegou a contar que ficou em dúvida entre o curso atual e nutrição. "Mas o direito é o amor da minha vida", afirmou.

Maria Sofia Valim no show da cantora Taylor Swift em São Paulo
Maria Sofia Valim no show da cantora Taylor Swift em São Paulo Imagem: Reprodução/Instagram

A jovem adorava ir a shows e eventos, dividindo as ocasiões com amigos e familiares, além de registrar esses momentos nas redes sociais. Em 25 de novembro, Sofia esteve no show de Taylor Swift, no estádio Allianz Parque, em São Paulo. "Muito feliz", escreveu a jovem, com uma foto publicada sorrindo na arquibancada do estádio.

Ao citar a sua maior qualidade em um vídeo, a estudante comentou que era "fazer as outras pessoas felizes". "Seja dando um presente, fazendo rir, eu amo fazer as outras pessoas felizes. É isso que eu gosto", disse.

Ela também costumava publicar registros ao lado da mãe, a empresária Gaída Dias, o pai e os irmãos. Em novembro de 2022, ela postou um vídeo "especial de Natal" com o pai em que fazia perguntas sobre a sua infância.

Continua após a publicidade

O caso de Sofia

Em nota publicada no sábado (9), o pai de Sofia, que também é apresentador de televisão, disse que o organismo dela "não resistiu" ao transplante. Ele não forneceu mais detalhes do que ocorreu, nem informou a causa da morte da filha. Caucaia fica localizada na região metropolitana de Fortaleza.

Valim também agradeceu à família doadora do órgão e escreveu que o ato encheu a família "de esperança e amor". O prefeito ainda agradeceu pela orações dedicadas à família "neste momento de extremo sofrimento".

A empresária Gaída Dias, mãe da jovem, também pelas demonstrações de carinho. "Minha filha será luz na vida de muitos jovens. E o que conforta meu coração, neste momento, é saber que outras pessoas terão esperança de viver. Se Deus quis assim, mesmo com toda tristeza, aceito e obedeço à Sua vontade. Sentirei muita saudade da minha menina, companheira e bagunceira. Eu era sua fã número 1. Sempre Sofia", escreveu.

Continua após a publicidade

Na terça-feira (5), o prefeito divulgou que a filha estava passando por uma "situação grave de saúde" e precisou entrar na fila do transplante de fígado na manhã do mesmo dia. Ele pediu orações pela família e todos que amavam a jovem.

Já na quinta-feira (7), Valim informou que a filha tinha conseguido um doador compatível devido à urgência do seu caso. Ela passou pelo transplante na manhã do mesmo dia, e a cirurgia havia sido "realizada com êxito". "Contudo, as próximas 48 horas ainda serão de observação para saber se o corpo de Sofia aceitará o novo órgão", esclareceu.

O velório e sepultamento de Sofia são restritos à família. O prefeito pediu a "compreensão de todos nesse momento de tanta dor". Não há informações sobre o local onde ocorrerão as cerimônias.

Os seguidores do prefeito e da jovem lamentaram a morte. "A postagem que ninguém gostaria de ler. Não há palavras que possam ser ditas nesse momento, mas peço a Deus que o Consolador esteja com você, com a mãe de Sofia, família e amigos. Que dor", escreveu uma. "Que Deus receba a Sofia em sua imensa misericórdia! Conte com nossas orações, e confiança na vida eterna! Deus abençoe e console toda a família", comentou outro.

"Não cabe em palavras o quão lindo foi sua presença na vida de todo mundo. Eu te amo tanto, tanto e tanto que eu não sei explicar. Amiga, estou sendo forte assim como você foi! Você fez história, você sempre será lembrada!!! Continua cuidando de mim de longe, a gente se vê lá em cima", escreveu Larissa Farias, amiga de Sofia, em uma publicação de homenagem.

31 comentários

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.


Marcio Ricardo Mira

Uma tragédia pra família. Uma moça cheia de vida. Deus os conforte.

Denunciar

Mario Gandra Perelman

ESTÁ COM DEUS.MELHOR QUE NÓS.PÊSAMES A FAMÍLIA

Denunciar

Jorge Luiz Rafael da Silva

Não é que deus assim quis, é que ele estava ocupado ajudando os jogadores de futebol daqui do Brasil a fazer gols e levantar os dedinhos pro céu em agradecimento 

Denunciar