Imagens aéreas mostram prédio evacuado às pressas em Praia Grande; vídeo
Imagens feitas por um drone mostram o prédio que foi evacuado às pressas em Praia Grande, no litoral sul de São Paulo, na terça-feira (13). Segundo o Corpo de Bombeiros, três pilares do edifício estariam recebendo carga maior do que aguentam.
O que se sabe
Imagens aéreas mostram detalhes do prédio evacuado em Praia Grande. O edifício está localizado na orla da praia Aviação, um bairro residencial, que também conta com hotéis e restaurantes. Na alta temporada, as praias e estabelecimentos comerciais ficam cheios de turistas.
Edifício tem 23 pavimentos, sendo 19 andares residenciais. Também há um subsolo com garagem e o térreo. Dos 133 apartamentos, 80 são de moradores fixos e cerca de 50 são de veraneio, segundo a Prefeitura de Praia Grande.
Moradores foram para casa de parentes e imóveis de temporada. O prédio residencial continua interditado e não há prazo para que os moradores voltem a seus apartamentos. Ainda na terça (13), os bombeiros fizeram uma subida controlada para a retirada de documentos, itens pessoais e veículos. O condomínio contratou um engenheiro para inspecionar as obras no local.
Relembre o caso
Prédio com 133 apartamentos foi evacuado às pressas na terça (13). Os moradores relataram ter sentido dois tremores e ouvido um barulho semelhante a uma explosão. Foram identificadas rachaduras em paredes próximas às janelas. Não houve vítimas, de acordo com as autoridades.
Três pilares estariam recebendo carga maior do que aguentam. Segundo o Corpo de Bombeiros, houve um "cisalhamento" de três colunas — ou seja, uma ruptura por esforços. Ainda não se sabe o que pode ter causado a sobrecarga, e as circunstâncias serão avaliadas em laudo estrutural de emergência.
Edifício ficará interditado até construtora apresentar documentos. A Prefeitura disse ter notificado a JR Construtora. Em nota, a empresa informou que procura locais para acomodar as famílias dos condôminos "até que possam retornar para seus apartamentos em segurança". Não há detalhes sobre a área e os valores dessas acomodações.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.