Conteúdo publicado há 30 dias

Bombeiros retiram todos os 62 corpos de destroços de avião que caiu em SP

Os Bombeiros de São Paulo finalizaram nesta sábado (10) a retirada dos corpos de todas as vítimas do avião ATR 72-500 da Voepess que caiu ontem em Vinhedo (SP), matando 62 pessoas.

O que aconteceu

A conclusão da remoção das vítimas foi às 18h30. Ao todo, 62 corpos, sendo 34 masculinos e 28 femininos, foram resgatados e serão encaminhados para a unidade central do IML (Instituto Médico Legal) de São Paulo para a identificação dos familiares e liberação.

Corpos já estão sendo reconhecidos. 50 corpos já foram enviados ao IML Central e o restante está a caminho do local. Duas vítimas já foram identificadas. O governo de SP informou que 30 corpos foram necropsiados e radiografados.

Uma equipe de 40 médicos, além de equipes de odontologia legal, antropologia e radiologia está atuando no caso. As demais ocorrências que seriam atendidas no local estão sendo direcionadas às unidades do IML nas zonas leste e oeste, que funcionarão 24 horas. O IML na zona norte também prestará apoio, durante o dia, para casos de clínica médica.

O último corpo que a gente precisava retirar das ferragens do avião foi retirado. Alguns corpos ainda precisam ser deslocados até o IML e estão aqui reservados para serem encaminhados. A nossa prioridade, que era a retirada dos corpos já foi concluída. 50 corpos já estão no IML, 12 logo estarão a caminho. Agora o Corpo de Bombeiros continua atuando na retirada dos destroços do avião, não temos previsão de quando irá terminar.

Olívia Perroni, tenente e porta-voz do Corpo de Bombeiros de São Paulo

Familiares estão em SP para reconhecimento

Familiares de vítimas foram a SP na manhã deste sábado (10) para identificação dos mortos. O IML está realizando o procedimento de raio-X da arcada dentária e outros exames radiológicos. "Tudo isso vai ser centralizado no auditório. Se houver coleta de DNA dos familiares, também vai ser realizado no auditório", afirmou o capitão Farina, porta-voz da Defesa Civil de SP.

Polícia prioriza coleta de material genético de pai ou mãe. A identificação dos corpos não está sendo feita com DNA de irmãos. Segundo a PF (Polícia Federal), para pessoas que já perderam o pai e a mãe, a coleta de material genético dos avós maternos pode ser realizada.

Continua após a publicidade

"Cada pessoa herda metade do DNA de sua mãe e metade do pai". A explicação é do médico, especialista em neurocirurgia Wuilker Knoner Campos. "Isso significa que o DNA dos pais pode ser usado com precisão para identificar os restos mortais de seus filhos, pois há uma correspondência direta."

Estrutura de atendimento inclui hotéis e atendimento médico

Governo do estado de SP reservou hotel e Voepass disponibiliza voos. A coleta de material genética também está sendo realizada em Cascavel, pela Polícia Científica do Paraná.

O IML Central em São Paulo preparou uma estrutura especial, incluindo um caminhão frigorífico. Cinco equipes com mais de 20 profissionais estão dedicadas ao caso.

Em Vinhedo, foi montado um Gabinete de Crise e Estrutura em São Paulo. Agora, a equipe do Corpo de Bombeiros se concentra na retirada dos destroços do avião do município.

Análise de caixas-pretas podem levar um ano

A aeronave estava equipada com duas caixas-pretas e ambas foram encontradas pelo Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos). Na manhã deste sábado, os equipamentos chegaram ao laboratório do centro para extração dos dados.

Continua após a publicidade

Neste caso, é solicitada ajuda internacional e os equipamentos são enviados para laboratórios em outros países. Não existe um prazo para conclusão da extração dos dados.

Velório e sepultamento devem ficar para a próxima semana

A prefeitura de Cascavel começa as preparações para um velório coletivo na próxima segunda-feira (12). O Centro de Eventos de Cascavel será adequado para as cerimônias fúnebres com a ajuda do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil. "Conforme o fluxo de informações chegarem do Instituto Médico Legal de São Paulo, o Município de Cascavel estará organizando a recepção dos corpos e consequentemente o velório e sepultamento", disse a Prefeitura de Cascavel, em nota. "Uma equipe de assistentes sociais já está entrando em contato com os familiares para organizar o velório e sepultamento.

Lista de passageiros

  1. Adriana Santos
  2. Adriano Daluca Bueno
  3. Adrielle Costa
  4. Alipio Santos Neto
  5. Ana Caroline Redivo
  6. Andre Michel
  7. Antonio Deoclides Zini Junior
  8. Arianne Risso
  9. Constantino Thé Maia
  10. Daniela Schulz Fodra
  11. Denilda Acordi
  12. Deonir Secco
  13. Diogo Avila
  14. Edilson Hobold
  15. Eliane Andrade Freire
  16. Gracinda Marina Castelo da Silva
  17. Hadassa Maria da Silva
  18. Hiales Carpine Fodra
  19. Isabella Santana Pozzuoli
  20. Jose Carlos Copetti
  21. José Cloves Arruda
  22. José Roberto Leonel Ferreira
  23. Josgleidys Gonzalez
  24. Joslan Perez
  25. Kharine Gavlik Pessoa Zini
  26. Laiana Vasatta
  27. Leonardo Henrique da Silva
  28. Liz Ibba Do Santos
  29. Lucas Felipe Costa Camargo
  30. Luciani Cavalcanti
  31. Luciano Trindade Alves
  32. Maria Auxiliadora Vaz De Arruda
  33. Maria Parra
  34. Maria Valdete Bartnik
  35. Mariana Belim
  36. Mauro Bedin
  37. Mauro Sguarizi
  38. Miguel Arcanjo Rodrigues Junior
  39. Nelvio José Hubner
  40. Paulo Alves
  41. Pedro Gusson do Nascimento
  42. Rafael Alves
  43. Rafael Fernando dos Santos
  44. Raphael Bohne
  45. Raquel Ribeiro Moreira
  46. Regiclaudio Freitas
  47. Renato Bartnik
  48. Renato Lima
  49. Ronaldo Cavaliere
  50. Rosana Santos Xavier
  51. Rosangela Maria De Oliveira
  52. Rosangela Souza
  53. Sarah Sella Langer
  54. Silvia Cristina Osaki
  55. Simone Mirian Rizental
  56. Thiago Almeida Paula
  57. Tiago Azevedo
  58. Wlisses Oliveira

Lista de tripulantes

  1. Danilo Santos Romano, 35 anos.
  2. Debora Soper Avila, 28 anos
  3. Humberto de Campos Alencar e Silva, 61 anos
  4. Rubia Silva de Lima, 41 anos

Deixe seu comentário

Só para assinantes