Conteúdo publicado há 1 mês

'Prioridade é identificar todas as vítimas de acidente', diz PF em Vinhedo

O superintendente da Polícia Federal em São Paulo, Rodrigo Sanfurgo, afirmou que a prioridade das autoridades e equipes que trabalham na apuração do acidente com a aeronave que caiu na sexta-feira (9), em Vinhedo (SP), é identificar as vítimas.

O que aconteceu

PF realizou trabalhos para preservar o local em que ocorreu o acidente. "Tivemos tempo de trazer de Brasília equipamentos e profissionais. Só sairemos daqui após os trabalhos finalizados. Estamos focando na identificação das vítimas, estamos trabalhando incansavelmente para finalizar esse trabalho e identificar todas as vítimas, é um acidente de grande proporção", afirmou em coletiva de imprensa na tarde deste sábado (10).

Superintendente destacou a importância de não ter pressa para encontrar corpos intactos. Segundo a PF, é importante que todas as identificações das vítimas sejam feitas e que os corpos que não foram carbonizados passem pela primeira perícia.

Chefe do Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos) afirmou que "não houve nenhuma declaração de emergência da aeronave para os controles de tráfico aéreo". O brigadeiro Marcelo Moreno disse que há uma prioridade pela qualidade dos trabalho. "Iniciamos a tentativa de degravação dos dados de voz e na sequência os de dados", disse.

Gravadores de voo, incluindo as caixas-pretas, foram localizados na noite de sexta-feira (9). Os materiais foram transportados para o laboratório de leitura e análise de dados do Cenipa, em Brasília.

Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) disse que acompanha a Voepass no que se refere ao suporte às vítimas. "A assistência está ocorrendo de forma satisfatória, e a Voepass tem dado a resposta que a regulação exige. Aeronave e tripulantes estavam regulares", afirmou Tiago Pereira, diretor da agência.

Cerca de 200 profissionais estão atuando no local de identificação das vítimas. Peritos, policiais e bombeiros de São Paulo e Campinas (SP) estão atuando no local, de acordo com o comandante-geral da Polícia Militar de São Paulo, Cássio Araújo de Freitas.

Profissionais que atuaram no Rio Grande do Sul estão em Vinhedo. O comandante-geral da PM ainda afirmou em seu pronunciamento que bombeiros, policiais, criminalistas e outros técnicos que estão atuando em Vinhedo também atuaram recentemente nas enchentes do Rio Grande do Sul e nas enchentes que ocorreram em 2023 no litoral paulista.

Comandante da PM pediu que pessoas evitem acessar o local de trabalho das equipes. "O que eu peço da comunidade do entorno é que não venham aqui a fim de obter informações. Peço que não utilizem drones que não sejam das forças envolvidas em respeito às vítimas e familiares."

Continua após a publicidade

Investigações ocorrerão em Vinhedo com abertura de inquérito. O delegado José Antônio Carlos de Souza, de Campinas, confirmou que as investigações estão sendo conduzidas em parceria com Denise Florêncio, delegada da cidade onde ocorreu a queda, para a abertura de um inquérito sobre o ocorrido.

Imagem

Como ocorreu o acidente

Avião decolou às 11h50 e pousaria às 13h45, segundo o FlightAware. O modelo ATR-72 pertencia à Voepass Linhas Aéreas e tinha capacidade para 68 passageiros.

Aeronave despencou quase 4 mil metros em dois minutos. O registro de voo do Flight Radar mostra que o avião estava a 17 mil pés de altitude às 13h20 e a 4 mil pés às 13h22, quando o sinal de GPS foi perdido pela plataforma. A aeronave caiu pouco mais de 20 minutos antes de pousar.

58 passageiros e 4 tripulantes estavam em avião que caiu nesta sexta-feira (9) em Vinhedo. A lista com os nomes foi divulgada pela empresa responsável pelo voo, a Voepass (confira a lista completa abaixo).

Continua após a publicidade

Aeroporto de Cascavel está em contato com famílias de possíveis vítimas. Em nota, o Aeroporto Regional de Cascavel informou que a Voepass é o único órgão que tem informações oficiais sobre o caso. Já a companhia disse ter acionado todos os meios para apoiar os envolvidos e que "não há confirmação de como ocorreu o acidente e nem da situação atual das pessoas que estavam a bordo".

Casas foram atingidas após a queda do avião da Voepass. A informação foi confirmada pela Defesa Civil de São Paulo, que enviou uma equipe ao local. O Corpo de Bombeiros mandou sete equipes e confirmou que a queda ocorreu na rua João Edueta. Em imagens gravadas por moradores da região do Distrito Industrial, é possível ver o momento em que a aeronave despenca.

Lista de vítimas do voo 2283 da Voepass

  1. Adriana Santos
  2. Adriano Daluca Bueno
  3. Adrielle Costa
  4. Alipio Santos Neto
  5. Ana Caroline Redivo
  6. Andre Michel
  7. Antonio Deoclides Zini Junior
  8. Arianne Risso
  9. Constantino Thé Maia
  10. Daniela Schulz Fodra
  11. Denilda Acordi
  12. Deonir Secco
  13. Diogo Avila
  14. Edilson Hobold
  15. Eliane Andrade Freire
  16. Gracinda Marina Castelo Da Silva
  17. Hadassa Maria Da Silva
  18. Hiale Scarpine Fodra
  19. Isabella Santana Pozzuoli
  20. Jose Carlos Copetti
  21. José Cloves Arruda
  22. José Fer
  23. Josgleidys Gonzalez
  24. Joslan Perez
  25. Kharine Gavlikpessoazini
  26. Laiana Vasatta
  27. Leonardo Henrique da Silva
  28. Liz Ibba Do Santos
  29. Lucas Felipe Costa Camargo
  30. Luciani Cavalcanti
  31. Luciano Trindade Alves
  32. Maria Auxiliadora Vaz De Arruda
  33. Maria Parra
  34. Maria Valdete Bartnik
  35. Mariana Belim
  36. Mauro Bedin
  37. Mauro Sguarizi
  38. Miguel Arcanjo Rodrigues Junior
  39. Nelvio José Hubner
  40. Paulo Alves
  41. Pedro Gusson do Nascimento
  42. Rafael Alves
  43. Rafael Fernando dos Santos
  44. Raphael Bohne
  45. Raquel Ribeiro Moreira
  46. Regiclaudio Freitas
  47. Renato Bartnik
  48. Renato Lima
  49. Ronaldo Cavaliere
  50. Rosana Santos Xavier
  51. Rosangela Maria De Oliveira
  52. Rosangela Souza
  53. Sarah Sella Langer
  54. Silvia Cristina Osaki
  55. Simone Mirian Rizental
  56. Thiago Almeida Paula
  57. Tiago Azevedo
  58. Wlisses Oliveira

Há ainda outros quatro tripulantes.

  1. Debora Soper Avila, 28 anos
  2. Rubia Silva de Lima, 41 anos
  3. Humberto de Campos Alencar e Silva, 61 anos
  4. Danilo Santos Romano, 35 anos

Deixe seu comentário

Só para assinantes