Topo

RJ: Crivella usa imagem de Jair Bolsonaro em campanha

Imagem usada por Marcelo Crivella em campanha pela reeleição no Rio traz a imagem de Jair Bolsonaro - Reprodução/Twitter
Imagem usada por Marcelo Crivella em campanha pela reeleição no Rio traz a imagem de Jair Bolsonaro Imagem: Reprodução/Twitter

Do UOL, em São Paulo

27/09/2020 14h04

O prefeito do Rio de Janeiro e candidato à reeleição, Marcelo Crivella (Republicanos), está usando a foto do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) em sua propaganda política nas redes sociais.

O uso da imagem chama atenção porque Bolsonaro tinha prometido não se envolver na eleição municipal, embora comece a se aproximar de alguns candidatos de maneira discreta. A foto divulgada por Crivella vem acompanhada do slogan: Me diga com quem tu andas, que direi quem tu és".

Em agosto, Bolsonaro levou o filho Carlos Bolsonaro e alguns de seus ministros para a inauguração de uma escola cívico-militar no Rio, ao lado de Crivella, o que foi entendido por muitos como um apoio velado à reeleição do bispo licenciado.

Procurada pelo UOL para um posicionamento sobre o uso da imagem de Bolsonaro, a Secretaria Especial de Comunicação Social do Ministério das Comunicações informou que o Planalto não comentará o assunto.

"Me diga com quem tu andas, que direi quem tu és."

Uma publicação compartilhada por Marcelo Crivella (@mcrivella) em

Crivella vem enfrentando adversidades na campanha. Na última semana, o TRE-RJ (Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro) decidiu, por unanimidade, condenar Crivella por abuso de poder político e conduta vedada.

Como punição, ele foi considerado inelegível até 2026. A defesa do prefeito entrará com recurso da decisão para que ele dispute as eleições.

Errata: este conteúdo foi atualizado
Diferentemente do informado no título original desta reportagem e na Home Page do UOL, a candidatura de Marcelo Crivella não foi impugnada. A informação foi corrigida.