Boulos ganha direito de resposta de Russomanno na TV, rádio e redes sociais
A Justiça Eleitoral concedeu ontem dois direitos de resposta ao candidato à Prefeitura de São Paulo Guilherme Boulos (PSOL), que entrou com ações contra o adversário Celso Russomanno (Republicanos). As retratações deverão ser veiculadas durante horário eleitoral de rádio e TV e nas redes sociais de Russomanno.
Procurado pelo UOL, o advogado de defesa de Russomanno Arthur Rollo afirmou que vai entrar com recursos contra as decisões.
Uma das ações diz respeito a um vídeo publicado nas redes sociais pela campanha de Russomanno no qual dizia-se que Boulos cobrava aluguel dos ocupantes do edifício Wilton Paes de Almeida, no centro da capital paulista, que sofreu um incêndio e desabou em 2018.
A associação, no entanto, é falsa, conforme apuraram serviços de checagem de informação, entre eles o UOL Confere. À época, o prédio era irregularmente ocupado pelo MLSM (Movimento de Luta Social por Moradia), que não tem relação com o MTST (Movimento dos Trabalhadores Sem Teto), coordenado por Boulos.
A Justiça Eleitoral já havia determinado a retirada do vídeo das redes sociais. Agora, por ordem do juiz Renato de Abreu Perine, a campanha de Russomanno terá de exibir um vídeo de um minuto produzido pela equipe de Boulos em suas redes oficiais.
O republicano tem 48 horas para cumprir a determinação, sob pena de pagamento de multa de R$ 20 mil em caso de descumprimento.
Na segunda ação, a defesa de Boulos alegou que a campanha de Russomanno teria mentido ao dizer que o adversário teria pago uma funcionária de supermercado para "atacá-lo", "enganar eleitores" e "ganhar votos".
Neste caso, o juiz Renato Perine determinou que o direito de resposta em rádio e TV tenha duração de um minuto e seja veiculado durante o tempo de propaganda de Russomanno.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.