Topo

Em Aracaju, Edvaldo lidera Ibope com 53% e Delegada Danielle tem 32%

Edvaldo (PDT) e Delegada Danielle (Cidadania), adversários no 2º turno das eleições em Aracaju (SE) - Reprodução/Facebook
Edvaldo (PDT) e Delegada Danielle (Cidadania), adversários no 2º turno das eleições em Aracaju (SE) Imagem: Reprodução/Facebook

Do UOL, em São Paulo

26/11/2020 19h46Atualizada em 27/11/2020 00h18

A pesquisa Ibope para a Prefeitura de Aracaju, divulgada hoje, aponta liderança do atual prefeito da cidade, Edvaldo Nogueira (PDT), com 53% das intenções de votos — uma oscilação negativa de dois pontos percentuais em relação ao último levantamento.

Adversária dele no segundo turno, a Delegada Danielle (Cidadania) variou positivamente um ponto e agora está com 32% da preferência do eleitorado da capital de Sergipe.

No primeiro turno, Edvalto obteve 45,54% dos votos válidos (excluídos brancos, nulos e abstenções) ante 21,32% da delegada, que disputa sua primeira eleição.

A margem de erro é de quatro pontos percentuais para mais ou para menos. O percentual de brancos e nulos apresentou a maior oscilação, de quatro pontos para cima (agora está em 13%). Os entrevistados que não sabem ou não responderam somam 3%.

Considerando apenas os votos válidos, a vantagem de Edvaldo é ainda maior. Neste cenário, ele tem 62% das intenções de voto, enquanto Danielle apresenta 38%.

  • Edvaldo (PDT): 62%
  • Delegada Danielle (Cidadania): 38%

Para ser eleito, o candidato precisa de 50% dos votos válidos somado a mais um voto.

Evolução dos votos totais

  • Edvaldo foi de 55% para 53%
  • Delegada Danielle foi de 31% para 32%
  • Brancos e nulos foram de 9% para 13%
  • Não sabem ou não responderam foram de 5% para 3%

Evolução dos votos válidos

  • Edvaldo foi de 64% para 62%
  • Delegada Danielle foi de 36% para 38%

A pesquisa entrevistou 504 eleitores em Aracaju entre os dias 24 e 26 de novembro. Encomendada pela TV Sergipe, ela foi registrada na Justiça Eleitoral sob o protocolo SE-05996/2020. O nível de confiança é de 95%.

Você utiliza a Alexa? O UOL é o parceiro oficial da assistente de voz da Amazon, com boletins de notícias e dados atualizados das últimas pesquisas eleitorais e dos resultados do 2º turno. Para saber sobre a eleição na sua cidade com a credibilidade do UOL, pergunte: "Alexa, qual é o resultado da pesquisa eleitoral em São Paulo?", por exemplo, ou "Alexa, quem ganhou a eleição no Rio de Janeiro?". Nos encontramos lá!