PUBLICIDADE
Topo

Sem contato com Boulos, Erundina não fará teste de covid, diz campanha

Dentro de estrutura de isolamento adapatada, Erundina discursa em ato de campanha - Marcelo Oliveira/UOL
Dentro de estrutura de isolamento adapatada, Erundina discursa em ato de campanha Imagem: Marcelo Oliveira/UOL

Do UOL, em São Paulo

27/11/2020 18h30Atualizada em 27/11/2020 19h04

Vice na chapa de Guilherme Boulos (PSOL) para a Prefeitura de São Paulo, a deputada federal Luiza Erundina (PSOL-SP) não teve contato com o candidato nem com membros de sua equipe e, por isso, não fará teste para a covid-19 neste momento. As informações são da assessoria da campanha do partido.

Boulos informou na tarde de hoje que recebeu o diagnóstico positivo de um exame para a covid-19. Segundo a assessoria do candidato, ele está assintomático e já iniciou um período de isolamento -Boulos não deve nem sequer sair de casa para votar neste domingo (29), quando acontece o segundo turno.

Erundina tem 85 anos e, por causa da idade, faz parte de um dos grupos de risco para a covid-19. Por isso, a candidata a vice evitou sair de casa ao longo da campanha. No fim de outubro, a campanha de Boulos adaptou uma estrutura de isolamento na caçamba de uma picape para que Erundina pudesse participar de carreatas. O veículo foi apelidado de Erundinamóvel, em alusão ao papamóvel (carro utilizado pelo papa), e percorre regiões diferentes das agendas diárias de Boulos como estratégia para a campanha tentar estar em dois lugares ao mesmo tempo.

Boulos decidiu fazer o teste para a covid após a deputada federal Sâmia Bomfim (PSOL-SP), que participou de atividades da campanha, ter recebido diagnóstico positivo. Ela anunciou o resultado do exame na segunda-feira (23). O candidato e a parlamentar estiveram no mesmo ambiente na sexta-feira da semana passada, dia 20, em uma agenda fechada da campanha de Boulos.

Segundo a assessoria de Boulos, toda a equipe que trabalha na campanha e que tem contato próximo com o candidato será testada a partir de agora.

Por precaução, Boulos suspendeu agendas de rua desde terça-feira (24). Nesse período, ele fez encontros de campanha fechados ao público externo. Com o anúncio de que ele contraiu o novo coronavírus, ele não deverá participar das carreatas que serão realizadas amanhã. Todas terão como ponto final a avenida Paulista.

Debate cancelado

Devido ao diagnóstico positivo de Boulos para a covid, o debate que aconteceria na TV Globo entre ele e o candidato à reeleição, Bruno Covas (PSDB), foi cancelado.

As campanhas de Boulos e de Bruno Covas (PSDB) propuseram que o debate na noite de hoje na TV Globo fosse realizado de forma virtual.

Apesar de os dois concorrentes terem concordado, a Globo oficializou o cancelamento, devido às regras assinadas anteriormente pelos partidos se comprometendo a que o evento fosse presencial. Também estava entre as cláusulas que o debate seria cancelado se houvesse algum participante com problemas de saúde.