Topo

Erundina vota em São Paulo e comemora apoio dos jovens: Profundamente feliz

A candidata à vice-prefeita Luiza Erundina (PSOL), vota na Escola Rui Bloen, em São Paulo - RONALDO SILVA/FUTURA PRESS/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO
A candidata à vice-prefeita Luiza Erundina (PSOL), vota na Escola Rui Bloen, em São Paulo Imagem: RONALDO SILVA/FUTURA PRESS/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

Do UOL, em São Paulo

29/11/2020 10h30Atualizada em 29/11/2020 13h16

A candidata a vice na chapa de Guilherme Boulos (PSOL), Luiza Erundina, votou nesta manhã em um colégio da zona sul de São Paulo e se disse feliz pelo apoio dos mais jovens. Aos 85 anos, ela é filiada ao mesmo partido de Boulos e já foi prefeita da cidade em 1988.

"As pessoas estão redescobrindo a política, reencantando por ela. Principalmente a juventude. Algo que me deixou profundamente feliz. Rejuvenescida de ver a juventude acordando, vendo que a mudança que querem passa pela política", disse a candidata.

"Já me considero vitoriosa por esse processo, mas muito confiante com os resultados dos votos para gente voltar a governar essa cidade e colocar de novo o poder nas mãos do povo", continuou.

Parte do grupo de risco, Erundina teve a campanha marcada pelo uso de um veículo blindado, usado para protegê-la do novo coronavírus.

'Vote por mim'

Na reta final das eleições municipais, a ex-prefeita teve que assumir um certo protagonismo em sua chapa após Boulos ser diagnosticado com a covid-19. O candidato apresentou ontem sintomas leves da doença, como cansaço e dor no ombro, e está isolado em sua casa.

"'Vote por mim', ele me disse. Ele está feliz, alegre", afirmou a vice. Erundina assumiu os compromissos no último dia de campanha no lugar do candidato, numa carreata que foi do Campo Limpo à Avenida Paulista. "A coordenação da campanha pediu que eu fosse no lugar dele, dar o recado que ele mandou, que fizesse por ele como se fosse o próprio candidato."

Ela também falou sobre a contaminação do candidato pela covid-19.

Houve muito descuido, inclusive porque os governantes que precisavam dar o exemplo lamentavelmente desestimularam essas medidas protetivas", disse. "Ele [Boulos] sempre foi muito preocupado que as pessoas não ficassem muito juntas.

Na pesquisa Ibope, Covas aparece com 57% dos votos válidos, e Boulos com 43%. A margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos.

Já no Datafolha, o tucano tem 55% dos votos válidos., enquanto Boulos aparece com 45%. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

Você utiliza a Alexa? O UOL é o parceiro oficial da assistente de voz da Amazon, com boletins de notícias e dados atualizados das últimas pesquisas eleitorais e dos resultados do 2º turno. Para saber sobre a eleição na sua cidade com a credibilidade do UOL, pergunte: "Alexa, qual é o resultado da pesquisa eleitoral em São Paulo?", por exemplo, ou "Alexa, quem ganhou a eleição no Rio de Janeiro?". Nos encontramos lá!