Topo

Prefeito mais jovem, viradas e eleito sedado: as curiosidades das eleições

29.nov.2020 - João Campos (PSB) discursa após ganhar a eleição à Prefeitura do Recife (PE) - Beto Macario/UOL
29.nov.2020 - João Campos (PSB) discursa após ganhar a eleição à Prefeitura do Recife (PE) Imagem: Beto Macario/UOL

Fernando Cymbaluk

Colaboração para o UOL, em São Paulo

30/11/2020 04h00Atualizada em 30/11/2020 11h17

As eleições municipais de 2020 foram marcadas por ineditismos e curiosidades. Enquanto no Recife o prefeito mais jovem de uma capital fazia seu discurso de posse, em Goiânia o candidato eleito nem sequer tomava conhecimento do resultado das urnas por estar internado em uma UTI em decorrência da covid-19.

As eleições também tiveram recordes de abstenções e de viradas de resultados entre o primeiro e o segundo turno. Também foi a eleição em que o PT, pela primeira vez desde a redemocratização, não elegeu nenhum prefeito de capital. Confira a seguir mais sobre esses fatos.

Prefeito mais jovem de uma capital

João Campos em primeiro pronunciamento após ser eleito - Beto Macário/UOL - Beto Macário/UOL
João Campos em primeiro pronunciamento após ser eleito
Imagem: Beto Macário/UOL

O deputado federal João Campos (PSB) completou 27 anos na última quinta-feira (26). Eleito no Recife, ele será o prefeito mais jovem de uma capital na história do país. Campos obteve 56,27% dos votos válidos, contra 43,73% da prima Marília Arraes (PT).

Ele é filho do ex-governador de Pernambuco Eduardo Campos (1965-2014) e bisneto de Miguel Arraes (1916-2005), fundador do PSB e ex-governador de Pernambuco.

Eleito com covid-19 e sedado na UTI

O candidato eleito em Goiânia pelo MDB, Maguito Vilela, em foto do dia 12 de novembro - Divulgação - Divulgação
O candidato eleito em Goiânia pelo MDB, Maguito Vilela, em foto do dia 12 de novembro
Imagem: Divulgação

Maguito Vilela (MDB), eleito prefeito de Goiânia com 52,6% dos votos válidos contra 47,4% de Vanderlan Cardoso (PSD), está sedado e intubado na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) do hospital Albert Einstein, em São Paulo, em decorrência da covid-19.

Segundo o jornal Folha de S.Paulo, Maguito recebeu a informação de sua vitória na noite de domingo (29) pela equipe médica do hospital e deixou "escorrer algumas lágrimas". "Hoje pela manhã falei com os profissionais, e ele está bem acordado, reagindo, manifestando, a princípio através dos olhos, sobre os estímulos feitos com ele", disse seu filho, Daniel Vilela, presidente estadual do MDB.

De acordo com o filho, a sedação foi bastante reduzida e seu pai chegou a ficar "bem acordado" na tarde deste domingo, mas sem receber qualquer informação do pleito eleitoral.

Caso o prefeito eleito continue internado até 1º de janeiro do ano que vem, toma posse o vice-prefeito eleito, o vereador e pastor evangélico Rogério Cruz (Republicanos).

PT sem prefeito eleito em capitais

Marília Arraes (PT) perdeu no Recife - Divulgação - Divulgação
Marília Arraes (PT) perdeu no Recife
Imagem: Divulgação

Pela primeira vez desde 1985, quando conquistou a Prefeitura de Fortaleza com Maria Luiza Fontenele, o PT não comandará nenhuma capital.

O partido ainda concorria no Recife, com Marília Arraes, e em Vitória, com João Coser, mas foi derrotado em ambas as cidades por, respectivamente, João Campos (PSB) e Delegado Pazolini (Republicanos).

Das 15 prefeituras que o PT disputou neste segundo turno, conseguiu vitória em apenas quatro: Contagem (MG), Juiz de Fora (MG), Diadema (SP) e Mauá (SP).

Taxa recorde de viradas de resultado

Adilo - Reprodução/Facebook - Reprodução/Facebook
Imagem: Reprodução/Facebook

A porcentagem de viradas de resultado do primeiro turno para o segundo turno nestas eleições chegou a 29,8%, um recorde nas eleições municipais desde 1996. Em 17 cidades das 57, o segundo colocado na primeira rodada de votação ultrapassou seu adversário e conquistou a vitória.

A ultrapassagem mais espetacular ocorreu em Caxias do Sul (RS). Adiló (PSDB), que terminou o primeiro turno com 15,45% dos votos contra 34,17% de Pepe Vargas (PT), disparou para 59,57% dos votos no segundo turno, deixando o adversário comendo poeira com 40,43%.

Abstenção recorde no Brasil e em capitais

Abstenções recordes - TSE - TSE
Imagem: TSE

O número de eleitores que não compareceu às urnas para votar no segundo turno no país foi recorde nessas eleições municipais.

De acordo com o presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), ministro Luís Roberto Barroso, 29,47% dos eleitores deixaram de votar no segundo turno —o equivalente a mais de 11 milhões de pessoas. A abstenção foi recorde também em capitais como Rio de Janeiro (35,45%) e São Paulo (30,78%).

embeduol data-idyoutube="bCyhnub0T14" data-mediaid="16878926" data-related="true" data-btnfollow="false" component="video-embed">

Errata: este conteúdo foi atualizado
A cidade de Caxias do Sul fica no estado do Rio Grande do Sul. A informação foi corrigida