Topo

Delegado Pazolini, de Vitória, é o único policial eleito em capitais

Delegado Pazolini (Republicanos) é o novo prefeito de Vitória (ES) - Divulgação/ALES
Delegado Pazolini (Republicanos) é o novo prefeito de Vitória (ES) Imagem: Divulgação/ALES

Gabriela Sá Pessoa

Do UOL, em São Paulo

30/11/2020 04h00

Eleito prefeito de Vitória no domingo (29), o Delegado Pazolini (Republicanos) foi o único de sua profissional de segurança pública vencer as eleições para a prefeitura das capitais do país. Neste ano, essas cidades registraram 23 candidatos a prefeito que levaram para as urnas suas patentes militares e cargos policiais. Apenas quatro chegaram ao segundo turno.

As eleições de 2020 registraram participação recorde de candidatos policiais e militares em disputas para prefeito, vice-prefeito e vereador. Foram 7.258 postulantes a cargos públicos, com 87% deles concorrendo por partidos de direita ou centro-direita, segundo dados do Anuário da Segurança Pública.

No primeiro turno, policiais e militares elegeram 50 prefeitos e 809 vereadores, de acordo levantamento a revista "piauí".

Em Fortaleza, o deputado federal Capitão Wagner (PROS) foi derrotado por Sarto Nogueira (PDT). Em Aracaju, a estreante Delegada Danielle (Cidadania) perdeu para o atual prefeito, Edvaldo (PDT). Em Belém, Edmilson (PSOL) levou a melhor sobre o Delegado Federal Eguchi (Patriota).

Pazolini tem 38 anos é deputado estadual no Espírito Santo, eleito em 2018. Derrotou o ex-prefeito João Coser (PT) com 58,5% dos votos válidos, adotando o discurso de que é um candidato de centro, ao mesmo tempo que rejeitou associações com o bolsonarismo.

Ele ganhou projeção por sua atuação contra a pedofilia como delegado da Polícia Civil do Espírito Santos. Atuou em delegacias especializadas em entorpecentes e de proteção à criança e ao adolescente. É formado em direito e foi auditor de controle externo do Tribunal de Contas do estado.

O prefeito eleito comemorou a vitória prometendo "paz e igualdade" em suas redes sociais: "Os desafios são enormes, mas eu me preparei e vou dar o meu melhor, vou fazer o trabalho da minha vida e trazer Paz e Igualdade para a nossa capital".