Topo

Contra Bolsonaro, internautas divulgam número de urna antigo do candidato

Presidente Jair Bolsonaro (PL) busca a reeleição ao Palácio do Planalto - Alan Santos/PR
Presidente Jair Bolsonaro (PL) busca a reeleição ao Palácio do Planalto Imagem: Alan Santos/PR

Do UOL, em São Paulo*

16/08/2022 19h07Atualizada em 16/08/2022 19h07

Internautas estão indo ao Twitter e subindo a tag "#É17" para divulgar o número de urna errado do presidente Jair Bolsonaro (PL), que busca a reeleição. Hoje é o primeiro dia do início oficial da campanha eleitoral — a partir de agora, os candidatos podem pedir voto e usar os respectivos números que devem ser digitados nas urnas eletrônicas.

A hashtag tem mais de 60 mil tuítes e é um dos principais assuntos da rede social. No entanto, o número de urna 17 foi usado pelo chefe do Executivo na eleição de 2018 quando ele era do então PSL (que se fundiu com Democratas para formar o União Brasil). Nesta eleição, o número usado por Bolsonaro é 22, do PL, sigla do candidato.

Bolsonaro já passou por oito legendas desde que iniciou sua vida política, em 1989. Ele saiu do PSL em meio a uma série de brigas internas e tentou fundar o Aliança pelo Brasil, mas fracassou — não obteve nem um terço das assinaturas exigidas pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

Então, em novembro de 2021, o presidente se filiou ao PL (Partido Liberal), que é comandado pelo ex-deputado do "centrão" Valdemar Costa Neto desde a década de 1990. Para disputar as eleições no pleito deste ano, a sigla de Bolsonaro, ao contrário do que os internautas ironizam na internet, é 22, número usado pelo PL nas urnas. O partido de Bolsonaro já compôs o governo Lula (PT), entre 2003 a 2010, tendo um filiado, José Alencar, como vice.

Confira abaixo as publicações feitas pelos internautas nas redes sociais:

*Com Lucas Borges Teixeira e Luma Poletti, do UOL, em São Paulo, e colaboração para o UOL, em Brasília