Contra Bolsonaro, internautas divulgam número de urna antigo do candidato
Internautas estão indo ao Twitter e subindo a tag "#É17" para divulgar o número de urna errado do presidente Jair Bolsonaro (PL), que busca a reeleição. Hoje é o primeiro dia do início oficial da campanha eleitoral — a partir de agora, os candidatos podem pedir voto e usar os respectivos números que devem ser digitados nas urnas eletrônicas.
A hashtag tem mais de 60 mil tuítes e é um dos principais assuntos da rede social. No entanto, o número de urna 17 foi usado pelo chefe do Executivo na eleição de 2018 quando ele era do então PSL (que se fundiu com Democratas para formar o União Brasil). Nesta eleição, o número usado por Bolsonaro é 22, do PL, sigla do candidato.
Bolsonaro já passou por oito legendas desde que iniciou sua vida política, em 1989. Ele saiu do PSL em meio a uma série de brigas internas e tentou fundar o Aliança pelo Brasil, mas fracassou — não obteve nem um terço das assinaturas exigidas pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral).
Então, em novembro de 2021, o presidente se filiou ao PL (Partido Liberal), que é comandado pelo ex-deputado do "centrão" Valdemar Costa Neto desde a década de 1990. Para disputar as eleições no pleito deste ano, a sigla de Bolsonaro, ao contrário do que os internautas ironizam na internet, é 22, número usado pelo PL nas urnas. O partido de Bolsonaro já compôs o governo Lula (PT), entre 2003 a 2010, tendo um filiado, José Alencar, como vice.
Confira abaixo as publicações feitas pelos internautas nas redes sociais:
*Com Lucas Borges Teixeira e Luma Poletti, do UOL, em São Paulo, e colaboração para o UOL, em Brasília
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.