Padiglione: Bonner usa sorriso debochado como resposta elegante a fake news
O jornalista William Bonner não errou o tom ao sorrir de forma "debochada" quando foi acusado pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) de fake news durante a entrevista de ontem no Jornal Nacional. A análise é da comentarista do UOL Cristina Padiglione.
"Espanta muito que as pessoas venham, agora, falar que Bonner foi debochado. O sorriso do Bonner vem depois dele ter sido acusado de fake news, foi o primeiro golpe de Bolsonaro [na entrevista]", afirmou Cristina. "A primeira coisa foi tentar acusar o Bonner de mentir, que responde com o sorriso debochado. Uma maneira muito elegante de reagir a uma acusação como aquela."
Para a jornalista, outro destaque da entrevista foram as tentativas de Bolsonaro em mentir sobre suas atitudes polêmicas durante a pandemia de covid-19, como o caso da imitação de uma pessoa com falta de ar.
"É muito forte trazer esse momento à tona. E é mais forte ele tentar negar. Precisou voltar ao tema três vezes, porque ele tenta dizer que não fez aquilo", relembrou Cristina. "Tem várias coisas que ele tenta negar, mas que estão em vídeo. Isso me espanta bastante: não sei se contando com o fato de as pessoas não terem visto ou contando que a palavra dele está acima das imagens. Não consigo entender essa filosofia do Bolsonaro."
Padiglione: Audiência do Jornal Nacional é projetada em 23,5 milhões de pessoas
"Dados preliminares da Kantar Ibope registraram 33 pontos de audiência no PNT, a soma das 15 maiores regiões metropolitanas do país, que dá uma ideia do nacional. Isso quer dizer cerca de 23,5 milhões de pessoas [assistiram à entrevista]", disse Padiglione. "Como a Globo vem perdendo audiência ao longo dos anos, isso significa que ele teve 1 ponto a mais do que na sabatina de 2018."
"Em termos do que se pode alcançar hoje de concentração de público, é excelente, acima do patamar. O Jornal Nacional na segunda-feira anterior deu 26 pontos, por exemplo", destacou.
A jornalista também avaliou que a participação de Bolsonaro no Jornal Nacional foi voltada para a "bolha" de aliados do presidente: "Ele não acrescentou nada, não conseguiu furar a bolha dele. Não conseguiu falar com quem precisaria falar."
Josias: Bolsonaro saiu ileso de entrevista no Jornal Nacional, engoliu raiva e esmurrou a Globo
O colunista do UOL Josias de Souza analisou que, na entrevista de Bolsonaro ao Jornal Nacional, o presidente saiu ileso ao se apresentar "manso" e numa "embalagem especialmente fabricada para a ocasião."
"Mudou a forma, mas o conteúdo se manteve inalterado. Bolsonaro despejou sobre a bancada do telejornal a mesma gosma de sempre: 100% feita de mentira e de desconversa", disse Josias. "A novidade é que, dessa vez, ele seguiu quase à risca as orientações do centrão. Duelou com o William Bonner, ameaçou perder as estribeiras quando foi confrontando pela Renata Vasconcellos pelos absurdos que disse na pandemia, mas acabou engolindo a raiva e se manteve calmo."
O UOL News vai ao ar de segunda a sexta-feira em três edições: 8h, 12h e 18h, sempre ao vivo.
Quando: de segunda a sexta às 8h, 12h e 18h.
Onde assistir: Ao vivo na home UOL, UOL no YouTube e Facebook do UOL.
Veja a íntegra do programa:
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.