Topo

Lula confirma entrevista ao Ratinho no SBT na quinta-feira; debate é dúvida

O ex-presidente ainda não confirmou se participará do debate promovido por SBT, CNN, Estadão, Veja, Terra e Nova Brasil FM - Reprodução
O ex-presidente ainda não confirmou se participará do debate promovido por SBT, CNN, Estadão, Veja, Terra e Nova Brasil FM Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

19/09/2022 18h21Atualizada em 19/09/2022 19h11

A campanha de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) confirmou hoje (19) que o petista concederá entrevista ao apresentador Ratinho na quinta-feira (22), às 20h. A sabatina faz parte de uma série do SBT chamada Candidatos com o Ratinho.

O programa convidou os quatro presidenciáveis mais bem colocados nas pesquisas eleitorais. O primeiro entrevistado foi o presidente Jair Bolsonaro (PL) em 13 de setembro.

Segundo a programação, os próximos entrevistados são:

  • Ciro Gomes (PDT) hoje (19)
  • Simone Tebet (MDB) amanhã (20)

Preferência. A campanha petista tem preferido entrevistas e sabatinas a debates. Eles consideram que, no cara a cara, o ex-presidente consegue ser mais espontâneo e tem mais tempo de desenvolver suas ideias —o que leva a um desempenho melhor.

O grupo tem reclamado com frequência dos debates, que consideram "engessados" com muito tempo de espera para poucos momentos de fala. No último, promovido pela Band, segundo cálculos próprios, o petista falou cerca 15% de todo o tempo.

Canal Rural. Na quarta-feira (21) Lula concederá entrevista ao Canal Rural — a sabatina será gravada e será exibida às 19h. Ciro Gomes fala na emissora amanhã.

O petista segue para a entrevista acompanhado do senador licenciado Carlos Fávaro (PSD-MT) e do deputado federal Neri Geller (PP-MT), candidato ao Senado. Os dois têm prestado consultoria à campanha para propor pautas ligadas ao agronegócio e estreitar a relação entre Lula e os empresários do ramo.

Debate é dúvida. Com a ida ao Ratinho e à sabatina na CNN Brasil na semana passada, é esperado que Lula não vá ao debate do pool que os dois canais integram no próximo sábado (24). O evento é promovido por SBT, CNN, O Estado de S. Paulo, Veja, Terra e a rádio Nova Brasil FM.

Na última semana foi realizado no SBT o debate entre os candidatos ao governo de São Paulo.

Oficialmente, a campanha diz que ainda não decidiu se o petista deve comparecer.