Topo

Após debate, Simone Tebet ganha confiança e espera superar Ciro Gomes

Simone Tebet almeja o melhor desempenho de um candidato do MDB desde a redemocratrização - Lourival Ribeiro/Divulgação/SBT
Simone Tebet almeja o melhor desempenho de um candidato do MDB desde a redemocratrização Imagem: Lourival Ribeiro/Divulgação/SBT

Do UOL, no Rio de Janeiro

01/10/2022 04h00

A equipe de Simone Tebet (MDB) acredita que o último debate entre os presidenciáveis serviu para afastar o risco de desidratação da candidata provocado pelos apelos ao voto útil.

Em clima de confiança, integrantes da campanha da senadora esperam ainda que ela cresça um ou dois pontos percentuais nesta reta final da corrida presidencial — o que, na avaliação de seu entorno, será suficiente para que o MDB termine a eleição à frente de Ciro Gomes (PDT), em terceiro lugar.

Na última pesquisa Datafolha, divulgada anteontem, Simone aparece com 5% dos votos válidos, empatada tecnicamente com Ciro (6%). O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lidera a disputa com 50%. O presidente Jair Bolsonaro (PL) aparece em segundo, com 36%.

Estancando a possibilidade de perdas. Lula e Bolsonaro começaram uma corrida por votos úteis semana passada. Movimento que a equipe de Simone Tebet já esperava antes mesmo do início da campanha. Mas a avaliação hoje é que ela conseguiu afastar a possibilidade de perder votos na reta final.

No debate da Globo. Simone esteve fora do tiroteio que levou a dez concessões de direito de resposta, o que expôs tanto Lula como Bolsonaro — ambos foram alvos de quatro pedidos cada um.

A leitura da campanha do MDB é a de que os candidatos que tentaram roubar votos de Simone no debate acabaram ajudando a senadora a manter o eleitorado — isto porque ela apareceu como a candidata que falou de proposta de governo, diferentemente de seus adversários.

Outro momento considerado como positivo pela equipe de Simone foi quando o Bolsonaro a interpelou sobre o caso Celso Daniel e a candidata se recusou a fazer uma dobradinha contra Lula.

29.set.2022 - Jair Bolsonaro (PL) questiona Simone Tebet (MDB) no debate entre candidatos à Presidência - Reprodução/TV Globo - Reprodução/TV Globo
29.set.2022 - Jair Bolsonaro (PL) questiona Simone Tebet (MDB) no debate entre candidatos à Presidência
Imagem: Reprodução/TV Globo

Esperança é crescer dois pontos. Logo que a campanha começou o objetivo da campanha de Simone era mais modesto do que terminar em terceiro lugar. O plano era obter 5% dos votos válidos. O resultado significaria o melhor desempenho do MDB desde a redemocratização. Nem Ulysses Guimarães obteve essa marca.

Mas os bons desempenhos nos três debates realizados e a exposição conquistada nos embates com Bolsonaro sobre o tema mulheres abriram margem para almejar mais. A campanha de Simone acredita que pode ganhar um ou dois pontos percentuais e chegar à frente do PDT.

uih - Wilton Junior e Vinícius do Prado/Agência Estado - Wilton Junior e Vinícius do Prado/Agência Estado
Simone Tebet pode ultrapassar Ciro Gomes na avaliação de sua equipe
Imagem: Wilton Junior e Vinícius do Prado/Agência Estado

Segundo turno. As pesquisas indicam que Lula está no limiar de vencer no primeiro turno. Mas a vitória do petista amanhã depende da desidratação dos candidatos com menos intenção de voto. Ou seja, a conquista de eleitores na reta final por parte de Simone ou Ciro poderia levar a eleição para o segundo turno.

Para a equipe da candidata, o desempenho no debate da Globo confirma uma trajetória de ganhar votos. Eles também avaliam os dois líderes nas pesquisas, Bolsonaro e Lula, não foram bem no encontro. Tudo isto acontece num momento em Ciro Gomes vê seus eleitores cobiçados pelo petista. Essa combinação embasa os prognósticos de Simone.