Topo

Toledo: Tema de 'Bolsonaro e pedofilia' dominou redes e superou Aparecida

Do UOL, em São Paulo

16/10/2022 19h24Atualizada em 16/10/2022 19h38

O colunista do UOL José Roberto de Toledo disse hoje, durante o UOL Eleições 2022, que o "grande assunto do final de semana" foi a frase do presidente Jair Bolsonaro (PL) sobre meninas venezuelanas. A repercussão da declaração segue acontecendo e é maior que a ida do candidato à reeleição ao Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, no dia 12 de outubro.

AO VIVO: assista ao debate Band/UOL/Cultura/Folha entre Lula e Bolsonaro

Segundo o colunista, os dados de uma consultoria, que monitora 15 mil grupos públicos do WhatsApp, apontou que a quantidade de mensagens comentando sobre a declaração de Bolsonaro foi 37% maior do que a repercussão da visita do presidenciável à Basílica de Aparecida no feriado.

"Então, você vê que está crescendo [a repercussão do tema]. Teve um pico no sábado à noite e hoje está tendo um pico ainda maior do que no sábado e repercutindo negativamente, claro."

A declaração de Bolsonaro ocorreu durante uma entrevista que o chefe do Executivo deu a um podcast na sexta-feira (14), na qual o candidato à reeleição diz que encontrou, em 2021, adolescentes da Venezuela "arrumadas para ganhar a vida" em São Sebastião, região administrativa do Distrito Federal, insinuando prostituição infantil. Nessa entrevista, o presidente também se referiu ao episódio dizendo que "pintou um clima".

Toledo afirmou que a frase "pintou um clima" é o que mais está repercutindo nas redes. Para o jornalista, a declaração pode mostrar que o presidente "prevaricou" ou, caso seja mentira, ele difamou as menores de idade.

"A repercussão foi tão grande que ele [Bolsonaro] precisou fazer uma live a meia-noite para se explicar. Agora, tem uma coisa que eu acho que é mais grave ainda, porque ele insinua que as meninas estavam lá, eram um grupo de meninas na casa, se maquiando para ganhar a vida. Dando a entender que elas iam se prostituir. Ora, se isso é verdade, ele prevaricou, como presidente da República, porque não tomou nenhuma atitude porque é crime menores de idade se prostituírem. Se é mentira, ele difamou as meninas, chamou as meninas de prostitutas."

Toledo: Lula levar pauta da pedofilia para debate com Bolsonaro é arriscado

José Roberto Toledo também disse entender ser "arriscado" que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) decidir levar esse tema para o debate com o adversário.

O debate será realizado hoje, às 20h, em parceria do UOL, com a Folha de S.Paulo, TV Bandeirantes e TV Cultura.

É muito arriscado [Lula puxar esse assunto para o debate]. A gente nunca sabe. O Lula não sabe como o Bolsonaro vai reagir, obviamente, o Bolsonaro se preparou para essa situação. E a nunca sabe como as pessoas vão entender a exploração desse tema no debate. José Roberto de Toledo, colunista do UOL

Josias: 'Pintou um clima' mostra que língua do Bolsonaro atira no pé dele

Josias de Souza opinou que a fala polêmica de Bolsonaro mostra que a língua do presidente "língua está atirando contra o pé dele com muita frequência".

"A língua do Bolsonaro precisa fazer as pazes com o pé dele. A língua está atirando contra o pé dele com muita frequência. Ele falou mal de urna para embaixadores estrangeiros, depois fez um comício em Londres durante o funeral da Rainha, utilizou a tribuna da ONU como palanque eleitoral e agora esse episódio. Uma visita que ele fez na periferia de Brasília, em abril do ano passado, e ele fez referência a isso na última sexta-feira, e ele claramente fez uma insinuação sexual", afirmou Josias.