Topo

Advogado: Beto Carrero comete crime mesmo dizendo que promoção é piada

Colaboração para o UOL

27/10/2022 13h25Atualizada em 27/10/2022 15h01

O advogado criminalista Augusto de Arruda Botelho afirmou, em entrevista ao UOL News hoje, que o parque temático Beto Carrero World cometeu crime eleitoral ao oferecer uma promoção para incentivar eleitores petistas a não votarem no segundo turno das eleições.

Na avaliação do advogado, o crime acontece mesmo após o parque afirmar que se tratava de uma piada. Botelho é filiado ao PSB e foi candidato a deputado federal por São Paulo, mas não conseguiu se eleger.

"Isso é crime, crime claro, artigo 299 do Código Eleitoral. Promoção voltada para os petistas que só vão entrar no parque antes das 8h e sair depois das 17h [horário de votação]. Vantagem mediante abstenção. Isso é crime eleitoral, não tem piada", disse.

O TRE-SC (Tribunal Regional Eleitoral em Santa Catarina) afirmou hoje que recebeu mais de 150 denúncias anônimas contra o Beto Carrero World, após o parque temático oferecer uma promoção para incentivar eleitores petistas a não votarem no segundo turno das eleições.

O PT enviou uma queixa à Procuradoria-Geral Eleitoral catarinense, na qual afirma que o parque cometeu crime eleitoral. O partido do candidato Luiz Inácio Lula da Silva entrou com um pedido de investigação.

O Código Eleitoral prevê que pedir ou oferecer qualquer vantagem para obter votos ou conseguir a abstenção nas eleições, ainda que a oferta não seja aceita, é crime que pode ser punido com até quatro anos de prisão.

Joel Pinheiro: Jackson Villar mostra mentalidade que não é só desse bolsonarista

Durante o UOL News, o comentarista Joel Pinheiro afirmou que a postura a postura do líder bolsonarista Jackson Villar da Silva, flagrado pela Agência Pública em um áudio incentivando ataque à democracia, pode incentivar novos ataques e parte de uma liderança significativa no bolsonarismo.

"Mostra uma mentalidade, que não é só dessa liderança bolsonarista. Não é um seguidor comum, ele já organizou 'motociata'. Um discurso desse de uma liderança bolsonarista nesse momento, a gente sabe que é preciso ser levada a sério. Quando Roberto Jefferson gravava vídeo para atirar em policial, falavam que era expressão, e ele fez, agiu".

Sakamoto: Bolsonaro armou apoiadores como Jefferson para golpe caso perca

O jornalista Leonardo Sakamoto relacionou, durante comentário no UOL News hoje, a facilitação que o presidente Jair Bolsonaro (PL) promoveu sobre o acesso a armas aos recentes episódios de violência durante o processo eleitoral, como o ataque do ex-deputado Roberto Jefferson (PTB) contra policiais federais.

"Bolsonaro armou a população brasileira, principalmente seus seguidores, de caso pensado, pensando neste momento. Momento de definição da democracia brasileira, em que ele pode sair vitorioso, como pode sair derrotado, e, caso saia derrotado, ele pode não reconhecer o resultado e jogar seus seguidores para, de forma violenta, questionar a democracia brasileira".

O UOL News vai ao ar de segunda a sexta-feira em três edições: 8h, 12h e 18h, sempre ao vivo.

Quando: de segunda a sexta às 8h, 12h e 18h.

Onde assistir: Ao vivo na home UOL, UOL no YouTube e Facebook do UOL. Veja a íntegra do programa: