Candidato do PSDB diz que Santo André não quer saber de polarização
Eduardo Baszczyn
Colaboração para o UOL
16/08/2024 19h52
O candidato do PSDB à Prefeitura de Santo André, Gilvan Junior, afirmou que a cidade está "protegida da polarização" e que o debate nacional não vai fazer parte da disputa municipal. Ele participou de sabatina promovida pelo UOL e pelo jornal Folha de S. Paulo.
O que aconteceu
Gilvan Junior acredita que o debate em Santo André, no ABC, vai ficar concentrado apenas nas questões locais e longe da polarização que marca a política atual. "As pessoas vão debater as propostas e as ideias de quem vive aqui e não a polarização nacional que, para Santo André, não muda em nada os aspectos e desafios que temos que superar na cidade", afirmou.
A gente protegeu muito a cidade dessa polarização. A cidade quer saber quem trabalhou por ela, quem entregou para a cidade, quem está fazendo e quem teve a oportunidade e não fez. É isso que está sendo debatido aqui. Então a gente acredita muito que esse debate vai ficar muito local, nas propostas e nos temas
Gilvan Junior (PSBD), em sabatina UOL e Folha
Relacionadas
Gilvan Junior é apoiado pelo atual prefeito de Santo André, Paulo Serra (PSDB). Ocupou diversos cargos na gestão de Serra, mas só se filiou ao PSDB recentemente. O candidato disse que demorou para se filiar porque estava se dedicando à gestão de cargos técnicos. "Eu estava muito preocupado em resolver os problemas da cidade, e essa questão política, o prefeito Paulo Serra hoje toca muito bem, como presidente estadual do PSDB. Mas eu estava focado em resolver os problemas do cidadão de Santo André", explicou.
O candidato afirmou que pretende manter um diálogo institucional com o governo federal, apesar das frequentes críticas feitas por ele e por Serra ao PT. "Independentemente de quem seja o governador ou o presidente e seus partidos, o prefeito tem compromisso com o cidadão andreense e com a cidade", disse.
Propostas para Santo André
O candidato do PSDB pretende "discutir com a cidade" a implantação da tarifa zero no transporte público mas, durante a sabatina, não se comprometeu com a adoção do benefício na prática. "A partir do momento em que se parte para a tarifa zero, [é preciso saber se] esse serviço vai ser prestado 100% pelo município, se vai ser por concessionárias, por empresas. Então, essa é uma discussão que a gente vai fazer com a sociedade aqui".
Na segurança pública, Gilvan Junior, prometeu ampliar o efetivo da guarda municipal e investir em tecnologia, com o uso de câmeras de reconhecimento facial —que dependeriam de parceria com o governo estadual. Consta de seu plano de governo também, em caso de vitória, a ampliação do uso de equipamentos e câmeras para identificação de veículos furtados ou roubados.
Em sondagem do Instituto Paraná Pesquisas divulgada em julho, Gilvan Junior aparece com 22,4% das intenções de voto. Ele está empatado tecnicamente, em primeiro lugar, com Bete Siraque (PT), com 15,2%, e Eduardo Leite (PSB), com 16,9%.
Eles são seguidos por Luiz Zacarias (PL), com 14,5%, pelo Coronel Edson Sardano (Novo), com 5,9%, e por André do Viva (PRTB), com 4,4% das intenções de voto. A margem de erro da pesquisa é de 3,8 pontos percentuais para mais ou para menos.
Formado em gestão de recursos humanos, Gilvan Junior iniciou a vida pública, em 2016, a convite de Paulo Serra, então candidato à Prefeitura de Santo André. Após a eleição do tucano, foi incluído na equipe de governo, onde passou por diversos cargos estratégicos. Foi secretário de Planejamento, diretor de Desenvolvimento Econômico e Turismo e secretário adjunto de Desenvolvimento e Geração de Emprego. Desde 2023, está à frente da Secretaria de Saúde.
Sabatinas UOL e Folha
A sabatina foi conduzida por Priscila Camazano, com participações dos jornalistas Rafael Neves, do UOL, e Carolina Linhares, da Folha de S.Paulo. Nesta semana, eles também entrevistaram a candidata do PT, Bete Siraque, e Luiz Zacarias, do PL.
A série de sabatinas está ouvindo os principais pré-candidatos de 18 cidades do país. As entrevistas têm transmissão pela Internet, nos sites e nos perfis das redes sociais do UOL e da Folha de S. Paulo.
Além de Santo André, já passaram pelas sabatinas candidatos de dez cidades:
- Belo Horizonte: com Fuad Noman (PSD) e Rogério Correia (PT);
- Salvador: Bruno Reis (União) e Kleber Rosa (PSOL);
- Porto Alegre: Thiago Duarte (União Brasil) e Maria do Rosário (PT);
- Recife: João Campos (PSB), Gilson Machado (PL) e Daniel Coelho (PSD);
- São Paulo: Pablo Marçal (PRTB), Guilherme Boulos (PSOL), Ricardo Nunes (MDB) e José Luiz Datena (PSDB) e Tabata Amaral (PSB);
- Curitiba: Ney Leprevost (União), Eduardo Pimentel (PSD) e Luciano Ducci (PSB);
- Fortaleza: José Sarto (PDT) e Capitão Wagner (União Brasil);
- Maceió: Rafael Britto (MDB) e Lobão (Solidariedade);
- Rio de Janeiro: Tarcísio Motta (PSOL) e Alexandre Ramagem (PL);
- Manaus: Marcelo Ramos (PT) e David Almeida (Avante);
As convenções partidárias tiveram início em 20 julho e o prazo para oficialização das candidaturas terminou na segunda-feira (5). As eleições municipais ocorrem em 6 de outubro, com segundo turno marcado para o dia 27.