Sou o único capaz de lutar contra os '2 PTs' em Guarulhos, diz candidato
Carla França
Colaboração para o UOL, em São Paulo
23/08/2024 19h08
O candidato à Prefeitura de Guarulhos Jorge Wilson (Republicanos) afirmou que é o único capaz de lutar contra "os dois PTs" na cidade, em referência ao candidato do PT, Alencar Santana, e a Elói Pietá, petista histórico que hoje disputa as eleições pelo Solidariedade. O Xerife do Consumidor, como é conhecido, participou de sabatina UOL e do jornal Folha de S.Paulo, exibida nesta sexta-feira (23).
O que aconteceu
Wilson ganhou projeção ao dirigir o Procon Guarulhos, entre 2009 a 2014, quando a cidade era governada pelo PT. Antipetista, diz que não mudou de posicionamento e que o órgão é "a única coisa que funcionou naquele momento, nos 16 anos de 'desgoverno' do PT". Também foi apresentador da TV Record, quando ganhou seu apelido.
O candidato é apoiado pelo governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), pelo atual prefeito, Guti (PSD) e pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Bolsonaro, aliás, preteriu o candidato do seu próprio partido, Lucas Sanches, para apoiar Wilson. Xerife foi deputado estadual por três mandatos e líder do governo Tarcísio na Alesp (Assembleia Legislativa de São Paulo), cargo do qual se afastou para disputar as eleições.
Wilson caracteriza a si mesmo como o único candidato da direita local, citando o apoio de Bolsonaro. "Pergunta se ele foi à convenção do PL em Guarulhos. Não foi", diz. "A direita está 100% unida em Guarulhos". Por isso, afirma ser o único capaz de derrotar Santana e Pietá, que Wilson diz ter saído discretamente do PT. Pietá rompeu com a legenda após 40 anos, para se candidatar nestas eleições.
Relacionadas
Indagado sobre as vaias que recebeu na convenção do Republicanos por causa do apoio de Bolsonaro, diz que os vídeos são falsos. As imagens que viralizaram nas redes sociais foram montagem e ação orquestrada, afirmou.
O ex-presidente é uma liderança da direita nacional que precisa ser respeitada. Sempre votei nele.
Jorge Wilson (Republicanos), na sabatina UOL/Folha
Propostas para a cidade
Em defesa do atual prefeito, que o apoia, Jorge Wilson afirmou que houve muitos avanços na área da saúde.
Nos 16 anos de PT, a cidade tinha uma UPA [Unidade de Pronto Atendimento]. Em menos de oito, o prefeito Guti entregou mais três e hoje temos quatro
Jorge Wilson (Republicanos), na sabatina UOL/Folha
O candidato prometeu entregar três obras de hospitais caso seja eleito: o Pérola Byington de Guarulhos, o Hospital da Criança na região do bairro Taboão e a conclusão de três andares do Hospital Pimentas.
Wilson afirmou que "o Metrô já chegou a Guarulhos, bem como a expansão dos trens da CPTM na região". Segundo ele, as obras do Metrô e da CPTM já têm projeto e "até o tatuzão". Além de buscar apoio do governo estadual, diz que procurará parcerias no governo federal.
Questionado sobre as cracolândias locais, o candidato disse que vai prestar assistência a moradores de rua e dependentes químicos. Mas "marginais não terão vez em Guarulhos", afirmou.
Vamos ouvir as pessoas, com profissionais que têm a arte de ouvir, e ajudá-las a recuperar a vontade de viver
Jorge Wilson (Republicanos), na sabatina UOL/Folha
Na segurança pública, o candidato promete fortalecer e equipar a Guarda Civil da cidade. Diz que quer tornar Guarulhos uma cidade inteligente, controlando os quatro cantos do município, com integração de todas as forças públicas.
Wilson está numericamente em segundo lugar nas intenções de voto, com 22%, de acordo com pesquisa Real Time Big Data divulgada na terça-feira (20). Pietá lidera, com 28%, mas os dois estão tecnicamente empatados, visto que a margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos.
Em seguida, aparecem Lucas Sanches (PL), com 14%, e Alencar Santana (PT), com 9%.
Wilson é formado em ciências jurídicas e sociais e jornalista.
Sabatinas UOL e Folha
A sabatina foi conduzida por Priscila Camazano, da Folha, com participação dos repórteres Saulo Pereira Guimarães, do UOL, e Ana Luiza Albuquerque, da Folha.
Também já foram entrevistados os candidatos Elói Pietá, na segunda-feira (19), e Lucas Sanches, na quinta-feira (22).
A série de sabatinas está ouvindo os principais pré-candidatos de 18 cidades do país. As entrevistas têm transmissão pela internet, nos sites e nos perfis das redes sociais do UOL e da Folha de S. Paulo.
Além de Guarulhos, já passaram pelas sabatinas candidatos de 11 cidades:
- Belo Horizonte: com Fuad Noman (PSD) e Rogério Correia (PT);
- Salvador: Bruno Reis (União) e Kleber Rosa (PSOL);
- Porto Alegre: Thiago Duarte (União Brasil) e Maria do Rosário (PT);
- Recife: João Campos (PSB), Gilson Machado (PL) e Daniel Coelho (PSD);
- São Paulo: Pablo Marçal (PRTB), Guilherme Boulos (PSOL), Ricardo Nunes (MDB) e José Luiz Datena (PSDB) e Tabata Amaral (PSB);
- Curitiba: Ney Leprevost (União), Eduardo Pimentel (PSD) e Luciano Ducci (PSB);
- Fortaleza: José Sarto (PDT) e Capitão Wagner (União Brasil);
- Maceió: Rafael Britto (MDB) e Lobão (Solidariedade);
- Rio de Janeiro: Tarcísio Motta (PSOL) e Alexandre Ramagem (PL);
- Manaus: Marcelo Ramos (PT) e David Almeida (Avante);
- Santo André (SP): Bete Siraque (PT), Luiz Zacarias (PL) e Gilvan Júnior (PSDB).
As eleições municipais ocorrem em 6 de outubro, com segundo turno marcado para o dia 27.