Datena tem plano de 2 professores por sala, mas diz que não dá para cumprir

O apresentador José Luiz Datena (PSDB) tem no plano de governo uma proposta de colocar dois professores em salas de aula, mas afirmou hoje (13), em sabatina UOL/Folha, que não vai conseguir cumprir essa promessa.

O que aconteceu

"Não dá para cumprir", disse Datena, sobre proposta de ter dois professores em sala de aula. "Não dá para colocar dois professores na sala de aula. Está no plano de governo, mas não dá para cumprir, pelo menos na minha gestão. A não ser que a gente descubra uma defasagem de dinheiro que está sendo mal-empregado", afirmou o apresentador.

No plano de governo de Datena, medida é descrita com foco nos primeiros anos do ensino fundamental. "É hora também de garantir alfabetização em leitura e matemática na idade certa, entre 8 e 9 anos, pondo dois professores em sala de aula nos primeiros anos do ensino fundamental, com material didático moderno e adequado", diz o documento.

Na sabatina, candidato do PSDB reconheceu que seu plano de governo "não é o melhor do mundo". "O que eu quero dizer é que o plano de governo que está lá não é o melhor plano de governo do mundo. Eu fui o penúltimo candidato a ser homologado aqui em São Paulo. Os outros todos têm um ano aí, à exceção do Marçal, que é uma ameaça à democracia. Mas os outros estão aí em vida política há muito tempo. O prefeito [Nunes] é o prefeito. A Tabata é deputada. O Boulos é deputado, já participou de várias eleições."

Eu fui o último candidato a ser homologado. Então me apresentaram para um plano de governo com coisas que eu fui vendo que, na prática, são impraticáveis. Eu não vou ficar fazendo como a maioria dos candidatos, que prometem mundos e fundos à população, e depois não cumprem. José Luiz Datena (PSDB), candidato à Prefeitura de São Paulo

Proposta de Datena de alfabetização aos oito anos contraria programa do MEC. O Ministério da Educação apresentou, em 2023, diretrizes a estados e municípios com regras que preveem que as crianças brasileiras devem estar alfabetizadas ao fim do 2º ano do Ensino Fundamental, aos 7 anos.

Sabatinas UOL/Folha

O UOL e o jornal Folha de S.Paulo promovem sabatinas com todos os candidatos à Prefeitura de São Paulo para discutir temas que preocupam os eleitores da cidade. Já foram entrevistados Pablo Marçal (PRTB), Tabata Amaral (PSB), Ricardo Nunes (MDB), Guilherme Boulos (PSOL), Altino Prazeres (PSTU), Ricardo Senese (UP) e João Pimenta (PCO).

Continua após a publicidade

Veja a programação:

  • Bebeto Haddad (DC): segunda-feira (16), às 9h;
  • Marina Helena (Novo): quarta-feira (18), às 9h.

* Participam desta cobertura: Caíque Alencar, Manuela Rached e Wanderley Preite Sobrinho, do UOL, em São Paulo, e Caio Santana, colaboração para o UOL.

Deixe seu comentário

Só para assinantes