Topo

Viúva de Tsarnaev não ajudou irmãos no atentado de Boston, diz suspeito

Do UOL, em São Paulo

09/05/2013 09h10

A viúva de Tamerlan Tsarnaev, Katherine Russell, não teve participação no atentado da Maratona de Boston, que matou três pessoas e feriu centenas. A afirmação foi feita pelo irmão do suspeito, Dzokhar Tsarnaev, às autoridades que investigam o caso, segundo o site "NBC News".

Os advogados de Russell disseram que a intenção dela é continuar a colaborar com os investigadores, "como parte de uma série de encontros de muitas horas onde ela tem respondido perguntas".

A defesa da viúva diz que as acusações contra Tamerlan e Dzokhar foram um "choque absoluto" para ela. 

Russell se converteu ao islamismo em 2009, após conhecer seu marido. Tamerlan foi morto em confronto com a polícia, e a viúva briga para liberar o corpo para a família. Os cemitérios americanos se recusam a enterrar o tchetcheno.

DNA não bate

Como os investigadores acreditam que as bombas caseiras de Boston foram feitas na casa onde moravam Russell e Tamerlan, a viúva concordou em ser submetida a uma teste de DNA, para que fosse comparado com o DNA feminino achado nos vestígios de uma das bombas caseiras que explodiu na maratona. A amostra não bateu.