Suspeitos de atentado em Boston são irmãos tchetchenos e já foram identificados
Os dois suspeitos apontados pelo FBI (polícia federal norte-americana) como responsáveis pelas explosões da Maratona de Boston, que deixaram três mortos e mais de 170 feridos, foram identificados na manhã desta sexta-feira (19) como os irmãos Dzhokhar A. Tsarnaev, 19, e Tamerlan Tsarnaev, 26.
Os dois, que aparecem nas imagens divulgadas ontem pelo FBI, seriam russos, provenientes de uma região próxima à Tchetchênia, e residentes legais nos Estados Unidos há no mínimo um ano, de acordo com informações divulgadas pela imprensa americana e agências de notícias.
Dzhokhar, identificado como o suspeito número dois, que aparece nas imagens com um boné branco, continua foragido e acredita-se que fortemente armado. Já Tamerlan, que está com o boné preto nas imagens do FBI, foi morto após ser capturado durante megaoperação policial na cidade de Watertown, nos arredores de Boston, em Massachusetts.
"Um dos suspeitos morreu, o outro está solto, armado e é perigoso", confirmou o comissário da polícia de Boston, Edward F. Davis. "Nós acreditamos que esse homem é um terrorista. Acreditamos que ele veio até aqui para matar pessoas", disse. A polícia do Estado pediu, por meio de sua conta oficial no Twitter, que os moradores de Watertown não saiam de suas residências e só abram a porta de casa para a polícia.
Personagens da tragédia
Irmãos que assistiam à Maratona de Boston perdem uma perna cada um
Estudante chinesa morta na Maratona de Boston é identificada
Criança de 8 anos morta em ataque esperava o pai na chegada da maratona
Homem que tentou suicídio após filho morrer no Iraque vira herói
Mulher de 29 anos é a segunda vítima fatal da Maratona de Boston
"Não sabíamos para onde era seguro ir", diz brasileira em Boston
Passei pela chegada 1 min antes da explosão, diz brasileira em Boston
Brasileiro que olhava maratona é salvo da explosão em Boston por minutos
Em um comunicado, a Casa Branca informou que o presidente dos EUA, Barack Obama, está sendo informado sobre a evolução dos acontecimentos e da investigação no caso pela assistente de Segurança Nacional e Antiterrorismo, Lisa Mónaco. Ontem (18), Obama participou de um ato ecumênico em homenagem às vítimas do atentado, na Catedral da Santa Cruz de Boston. "Sim, nós vamos encontrá-lo e vamos fazer justiça! Nós vamos terminar a corrida! Não podemos deixar algo como isso nos parar", disse na ocasião.
Testemunhas do confronto
De acordo com reportagem do jornal "The New York Times", dois moradores contaram à polícia que presenciaram o momento em que dois jovens, com armas e explosivos no que pareciam ser mochilas, entraram em confronto com dezenas de policiais em uma rua de Watertown.
Um policial de trânsito chegou a ser baleado, e está em estado grave.
Andrew Kitzenberg, 29, disse que viu os dois suspeitos trocando tiros com a polícia. Segundo ele, a dupla estava de posse de uma grande bomba. "No meio do tiroteio, eles acenderam a bomba e jogaram", lembra.
Outra moradora, Loretta Kehayias, 65, contou que a explosão "iluminou toda a casa. Eu gritei. Eu nunca vi nada como isso, nunca, nunca, nunca."
Ainda segundo itzenberg, o outro jovem entrou em um carro e fugiu. O porta-voz da polícia, Dave Procopio, confirmou que foram encontrados explosivos e que as unidades antibomba foram acionadas.
Moradores da cidade também relataram que a madrugada foi de caos por causa da grande operação realizada pela polícia. Muitos contaram que ouviram vários tiros e explosões por volta de 1h (0h horário de Brasília).
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.