Topo

Premiê francês diz que várias pessoas foram detidas em operação de busca por suspeitos

Do UOL, em São Paulo

08/01/2015 05h16

O primeiro-ministro da França, Manuel Valls, afirmou na manhã desta quinta-feira (8) que várias pessoas foram detidas ao longo da madrugada durante a noite na operação que investiga e procura os suspeitos pelo ataque de ontem à sede do jornal satírico "Charlie Hebdo", que terminou com a morte de 12 pessoas.

Segundo Valls, as detenções ocorreram em várias partes do país, e essas pessoas estão sob custódia e sendo investigadas.

O presidente François Hollande que declarou dia nacional de luto nesta quinta.

Dos suspeitos identificados pelo ataque, o mais jovem, Hamyd Mourad, 18, se entregou voluntariamente à polícia na noite de quarta-feira (7), depois de ver seu nome listado como um dos procurados pelo incidente - ele alegou ser inocente a disse ter um álibi. Os outros dois, os irmãos Said Kouachi, 34, e Cherif Kouachi, 32, seguem foragidos.

O premiê afirmou, em entrevista à rádio "RTL", que previnir outro ataque é "nossa principal preocupação". Foi por isso que as autoridades divulgaram as fotos dos irmãos Kouachi, com o pedido para que possíveis testemunhas possam dar informações sobre os foragidos.

O dirigente francês disse também que os dois principais suspeitos procurados estavam sendo monitorados pelas forças da ordem. "O serviço secreto os conhecia e por isso os seguia", disse Valls, em referência aos irmãos Cherif e Said Kouachi.
 
No entanto, afirmou em entrevista à "RTL" que "estamos diante de uma ameaça terrorista sem precedentes" e "centenas" de indivíduos são monitorados por possíveis relações com o terrorismo.
 
"O risco zero não existe", frisou, ao justificar o fato de o atentado ter ocorrido mesmo com os irmãos Kouachi entre os monitorados pelo serviço secreto.