Topo

Três jurados do caso do atirador do cinema no Colorado (EUA) são dispensados

Imagem tirada de vídeo mostra James Holmes (de óculos e camisa clara) sentado com sua equipe de defesa durante seu julgamento em 27 de abril de 2015 - Colorado Judicial Department/AP
Imagem tirada de vídeo mostra James Holmes (de óculos e camisa clara) sentado com sua equipe de defesa durante seu julgamento em 27 de abril de 2015 Imagem: Colorado Judicial Department/AP

Do UOL, em São Paulo

09/06/2015 17h43

Três jurados que faziam parte do julgamento do atirador do cinema de Aurora, no Colorado (EUA), crime ocorrido em 2012, foram dispensados nesta terça-feira (9) após violarem as regras de não conversar sobre a cobertura da imprensa a respeito do caso.

O juiz Carlos A. Samour primeiro dispensou dois jurados, entre eles uma mulher que disse que o marido ligou para ela para contar sobre um tweet do promotor do caso, de acordo com a agência de notícias Associated Press. O magistrado então decidiu dispensar também um terceiro jurado que pode ter ouvido discussões sobre a cobertura de mídia do caso. Ainda restam 21 jurados.

James Holmes é julgado por ter entrado em um cinema lotado vestido de Batman, em 2012, e matado a tiros 12 pessoas, além de ferir outras 70. A defesa pede que ele não seja condenado por razões de insanidade.

Demorou quase três meses para a escolha do júri após 9.000 intimações serem enviadas.

Um total de 24 jurados e suplentes estavam no caso. Nenhum deles vai saber se estarão entre os 12 que decidirão o caso até as deliberações que estão prestes a começar, o julgamento já dura mais de 27 dias.

O juiz escolheu vários jurados para que houvesse muitos suplentes para substituir qualquer um que tivesse de ser dispensado por questões de saúde ou outros motivos.

Os jurados têm permissão para ir para casa todas as noites, mas não podem discutir o caso com ninguém, ver ou ler algo sobre ele.