Primeiros cem venezuelanos de Roraima chegam a São Paulo na quinta
Os primeiros cem venezuelanos que serão trazidos pelo governo federal de Roraima chegam a São Paulo na próxima quinta (5). A informação foi confirmada pelo prefeito João Doria (PSDB) nesta segunda. O envio faz parte do processo de interiorização dos refugiados venezuelanos.
Os venezuelanos serão instalados em dois centros de acolhimento novos, exclusivos para imigrantes. Um em São Mateus (zona leste) e outro em Santo Amaro (zona sul), segundo afirmou o prefeito em coletiva de imprensa.
Os dois centros para onde serão enviados os refugiados são CTA (Centros Temporários de Atendimento), que tinham como objetivo a acolhida de moradores de rua. Inaugurados recentemente, os centros de atendimento ainda estavam vazios.
O CTA de São Mateus, por exemplo, foi inaugurado em dezembro de 2017, e até o dia 14 de março ainda não era usado.
Perguntada, a Prefeitura de São Paulo não soube responder quantas pessoas vão para cada um dos abrigos a partir de quinta (5).
No total, a cidade de São Paulo receberá 300 venezuelanos pelo processo de interiorização feito pelo governo federal. Outros 200 devem chegar nos próximos meses, e serão encaminhados aos mesmos centros de acolhimento.
De acordo com Doria, uma empresa de call center, em busca de funcionários que falam espanhol, irá oferecer vagas de trabalho aos imigrantes. No entanto, o prefeito de São Paulo não informou o nome da empresa ou sua localização.
Representantes religiosos vão apoiar o processo de integração dos recém-chegados, que terão treinamento e capacitação no centro de acolhimento.
"As igrejas fizeram parcerias para que empresas de telemarketing avaliassem o perfil profissional dos refugiados e [para que os imigrantes] possam ser úteis para vagas que exijam o idioma espanhol", disse Eloísa Arruda, secretária de Direitos Humanos da Prefeitura.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.