Topo

Esse conteúdo é antigo

Rússia diz que não há fundamento para dizer que Irã derrubou avião

Do UOL, em São Paulo

10/01/2020 11h57

O vice-ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Ryabkov, disse que "não há fundamento" para afirmar que o Irã é responsável pela queda do avião ucraniano nos arredores de Teerã. As 176 pessoas que estavam a bordo morreram.

"Não há base para apresentar declarações explosivas nesta fase; estou fortemente convencido de que tentar marcar pontos políticos com base nessa terrível tragédia humana é inaceitável", disse Ryabkov quando instado a comentar a declaração do primeiro-ministro canadense Justin Trudeau, segundo a agência de notícias estatal TASS.

Ontem, Trudeau afirmou ter informações de que o avião civil foi abatido por um disparo de responsabilidade do Irã. O presidente norte-americano Donald Trump disse que "alguém pode ter cometido um erro", levantando mais suspeitas sobre o caso.

Um vídeo publicado ontem nas redes sociais mostra o momento em que o voo PS752 da Ukraine International Airlines teria sido atingido por um míssil. O jornal The New York Times divulgou as imagens e informa que elas são legítimas.

Já a Ucrânia tem tratado o caso com mais cautela. O presidente Volodymir Zelensky disse hoje que a possibilidade de um míssil ter derrubado a aeronave não está descartada, mas atualmente não está confirmada.

As autoridades iranianas garantiram hoje ter certeza de que o Boeing "não foi alcançado por um míssil". As caixas-pretas serão "abertas" hoje, informou a agência de notícias oficial Irna. Nenhuma informação adicional foi fornecida sobre quem vai examinar os dados das caixas-pretas, mas o chefe da Organização de Aviação Civil do Irã, Ali Abedzadeh, disse que prefere que o país lidere a operação a extração de dados.

"Os especialistas precisam analisar a situação e tirar suas conclusões, de modo que o início de tais jogos é no mínimo indigno. Não há nenhuma base, tenho certeza disso, para fazer declarações desse tipo nesta fase", acrescentou a autoridade russa.