Topo

Esse conteúdo é antigo

Moscou deportará 88 estrangeiros por violarem quarentena contra coronavírus

Coronavírus liga alerta pelo mundo

Do UOL, em São Paulo, com Reuters

29/02/2020 08h23

Moscou vai deportar 88 estrangeiros por supostamente violarem as medidas de quarentena impostas a eles como precaução contra o coronavírus, informaram as agências de notícias RIA e Reuters.

A Rússia colocou em quarentena centenas de pessoas para impedir a propagação da epidemia, iniciada na China no final do ano passado, realizando ações para enquadrar potenciais portadores do vírus e usando a tecnologia de reconhecimento facial para impor medidas de quarentena.

"Durante as operações, 88 pessoas que violaram suas condições de isolamento foram identificadas. São cidadãos estrangeiros que devem ser deportados", afirmou a vice-prefeita de Moscou, Anastasia Rakova, à agência Ria, ontem.

Ela não informou, porém, de onde são os estrangeiros, como seriam deportados ou que tipo de medidas de isolamento foi adotado.

Anastasia afirmou que ações diárias estavam sendo realizadas em locais lotados, nas residências de cidadãos chineses e de russos e estrangeiros que voaram da China para Moscou antes que fossem impostos controles completos na fronteira.

A Rússia impediu muitas categorias de cidadãos chineses de entrar no país e suspendeu muitos voos entre os países, exceto alguns que são operados em um terminal separado no aeroporto Sheremetyevo, em Moscou.

"Os policiais estão realizando operações m hospitais, albergues, apartamentos privados e também no metrô e nos transportes públicos", afirmou a vice-prefeita.

A embaixada da China na Rússia exigiu o fim de medidas discriminatórias contra cidadãos chineses, dizendo que estão prejudicando as relações e alarmando os residentes chineses da capital russa.

Na quinta-feira, o prefeito de Moscou, Sergei Sobyanin, pediu à China que respeitasse as medidas tomadas e orientou a embaixada chinesa a incentivar seus cidadãos em Moscou a cumprir as medidas de quarentena.

A China é o maior parceiro comercial da Rússia e, embora os dois países compartilhem uma das fronteiras mais longas do mundo, a Rússia registrou relativamente poucos casos confirmados de coronavírus em seu território.

Três cidadãos russos estão recebendo tratamento na Rússia depois de terem contraído o vírus em um navio de cruzeiro no Japão, disseram autoridades às agências de notícias. Dois cidadãos chineses foram levados para um hospital na Rússia com o vírus, mas já se recuperaram.