Topo

Esse conteúdo é antigo

Jovem perde a visão em acidente fazendo cosméticos caseiros nos EUA

Marta Bustos no dia em que deixou o hospital; as córneas da jovem foram queimadas com a soda cáustica - Reprodução/Instagram
Marta Bustos no dia em que deixou o hospital; as córneas da jovem foram queimadas com a soda cáustica Imagem: Reprodução/Instagram

Do UOL, em São Paulo

03/07/2020 08h57Atualizada em 03/07/2020 10h56

A jovem espanhola Marta Bustos, de 24 anos, perdeu a visão dos dois olhos após um acidente com soda cáustica enquanto fazia sabonetes e outros cosméticos caseiros em Seattle, nos Estados Unidos.

Durante o preparo, a soda atingiu os olhos de Marta e causou sérias queimaduras.

O grave acidente aconteceu no dia 11 de junho e, desde então, Marta pedia doações para realizar a cirurgia e o tratamento, uma vez que os EUA não têm sistema gratuito de saúde desde o ano passado.

A mãe de Marta, Anna Góngora, foi quem organizou uma "vaquinha" online, que arrecadou cerca de R$ 1,4 milhões. Ela tomou a medida mesmo morando na Espanha e impedida de viajar devido à pandemia de coronavírus.

Marta chegou a gravar dois vídeos explicando a situação e justificou a alguns críticos que a tentativa não visava tirar dinheiro das pessoas. "Muito obrigado por todo o apoio a todos que têm sido extremamente bons para mim e para meus entes queridos", disse ela na legenda da publicação.

A arrecadação foi suspensa após o objetivo ser alcançado. A jovem realizou a cirurgia no dia 13 de junho e deixou o hospital por volta do dia 21. Agora, ela segue com o tratamento médico.

Segundo a mãe, as córneas de Marta foram completamente queimadas. Ela segue tratando de queimaduras no rosto para recuperar movimentos faciais.

Os médicos acreditavam que seria necessária uma cirurgia com laser, mas ela teve uma evolução muito grande.

"Quando eles me viram, eles literalmente não podiam acreditar que eu era a mesma pessoa e que apenas duas semanas se passaram", escreveu ela em uma foto ao lado do marido voltando da consulta no hospital.

Marta contou que, desde o acidente, está mantendo hábitos saudáveis que acredita estarem influenciando na recuperação. "Parei de fumar, não coloquei um mililitro de álcool no meu corpo e o alimentei com o melhor combustível".

Ela também disse que, apesar de perder a visão, está muito sensível à luz.

"Ouvi pela primeira vez na boca de um médico que sim, é possível, que eles possam retornar minha visão. Então, por enquanto, vale a pena. Você tornou possível", agradeceu a espanhola.