Conteúdo publicado há 27 dias

Em aldeia de avô indiano, moradores rezam por vitória de Kamala nos EUA

Um líder religioso hindu da aldeia da família de Kamala Harris conduziu nesta terça-feira (5) orações pela vitória da democrata nas eleições presidenciais dos EUA.

O que aconteceu

Turistas e moradores participaram da cerimônia na vila Thulasendrapuram, no estado indiano de Tamil Nadu. O avô materno de Harris, PV Gopalan, nasceu há mais de um século no local antes de migrar para a capital Chennai.

O líder encerrou a oração dizendo que ''Kamala Harris deve vencer''. As rezas foram feitas em um templo em meio a cânticos sagrados, incensos, toques de sinos e oferendas de flores e frutas. O nome da democrata também está gravado em uma pedra junto com o de seu avô.

Arulmozhi Sudhakar, um político local, ergueu uma faixa desejando sucesso à "filha da terra" na eleição. ''Ela é uma de nós, Ela vencerá'', afirmou. O representante da vila também disse que, após a vitória, irão oferecer orações especiais e doações de alimentos.

A comunidade recebeu atenção global há quatro anos. Nas últimas eleições presidenciais, os residentes rezaram pela vitória do Partido Democrata de Harris antes de celebrar sua posse como vice-presidente.

Mãe indiana e pai jamaicano

Harris é filha de mãe indiana e pai jamaicano. Os dois imigraram para os Estados Unidos para estudar, e a vice-presidente visitou Thulasendrapuram quando tinha cinco anos, relembrando caminhadas com o avô na praia em Chennai.

Continua após a publicidade

Durante a campanha ao lado do presidente Joe Biden, a origem mista de Harris foi apontada como possível obstáculo para ter apoio dos eleitores negros. Sobre isso, ela afirmou em 2019 ao The Washington Post que políticos não devem ser estereotipados por sua cor ou ascendência. "Eu sou quem eu sou. Estou de bem com isso."

Milhões vão às urnas nesta terça

Após meses de campanha, americanos devem ir às urnas hoje para a escolha do novo presidente. Eleitores de Nova York, Connecticut, Indiana, Kentucky, Maine, Nova Jersey e Virgínia já podem votar desde às 8h.

Votação em sete estados deve denifinir o vencedor. Eleitores da Pensilvânia, Michigan, Wisconsin, Arizona, Geórgia, Nevada e Carolina do Norte devem decidir a eleição neste ano. Os swing states são estados que não são fiéis a nenhum dos partidos e podem votar em candidatos republicanos ou democratas, a depender da eleição.

Primeira urna apurada deu empate. A primeira urna aberta na apuração das eleições nos EUA foi na pequena cidade de Dixville Notch, em New Hampshire. 6 votos foram registrados, sendo 3 para Donald Trump e 3 para Kamala Harris.

Imagem
Imagem: Arte/UOL
Continua após a publicidade

*Com informações da Reuters

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.