Topo

Londres: 4 homens são condenados pela morte de 39 migrantes vietnamitas

Os corpos de 39 imigrantes foram encontrados em um caminhão em Essex - Divulgação/Polícia de Essex
Os corpos de 39 imigrantes foram encontrados em um caminhão em Essex Imagem: Divulgação/Polícia de Essex

Do UOL, em São Paulo

22/01/2021 13h27

Quatros homens foram condenados pela morte de 39 imigrantes vietnamitas no ano passado, encontrados sem vida em um caminhão em uma zona industrial de Grays, na região de Essex, ao leste de Londres, na Inglaterra. O julgamento foi concluído hoje.

"A vontade das vítimas de tentar entrar ilegalmente no país não é desculpa para o que aconteceu com elas", afirmou o juiz Nigel Sweeney ao anunciar as sentenças de 27 e 20 anos respectivamente para os organizadores do tráfico, Gheorghe Nica e Ronan Hughes, e de 18 e 13 anos e quatro meses para los caminhoneiros Eamonn Harrison e Maurice Robinson.

Após um julgamento de 10 semanas, o caminhoneiro Harrison foi declarado culpado em 39 acusações de homicídio. Nica, que é apontado como organizador da travessia, foi condenado pelas mesmas acusações. Eles também responderão por tráfico de pessoas, assim como dois outros envolvidos, Christopher Kennedy e Valentin Calota. O motorista de caminhão Maurice Robinson e o chefe de transportes Ronan Hughes já haviam admitido o homicídio culposo.

A polícia inglesa acredita que os imigrantes embarcaram no caminhão ainda no norte da França, antes de ser levado para Zeebrugge, na Bélgica, onde foi carregado com destino a Purfleet, que também fica em Essex, em 22 de outubro de 2019.